Manifestantes celebram demissão da presidente da Hungria » Mundo » Jornal Visão Moçambique

Manifestantes celebram demissão da presidente da Hungria

Centenas de manifestantes se reuniram na praça em frente ao palácio presidencial de Budapeste para celebrar a demissão da presidente Katalin Novák. A presidente foi criticada por conceder perdão a um homem envolvido em um caso de abuso sexual de menores.

A demissão de Novák ocorreu após o escândalo gerado pelo indulto concedido a uma pessoa condenada por ocultar abuso sexual infantil em um lar pertencente ao Estado, durante a visita do Papa Francisco à Hungria em Abril de 2023. A presidente admitiu que foi um erro, e os manifestantes expressaram sua satisfação com sua saída.

Embora a Internet esteja connosco há 50 anos, continuamos a repetir erros básicos, como utilizar palavras-passe fracas, evitar actualizações ou navegar em páginas não seguras que abrem as portas dos nossos dispositivos às ciberameaças.

Leia mais: Manifestantes celebram demissão da presidente da Hungria

No entanto, alguns manifestantes acreditam que o problema vai além da demissão de Novák e está relacionado ao sistema criado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán. Eles temem que outro membro do partido Fidezs, do qual Novák faz parte, seja eleito como novo presidente, e consideram a renúncia insuficiente para resolver a questão.

Além da demissão de Novák, a ex-ministra da Justiça, Judit Varga, também anunciou sua renúncia à “vida pública” alguns minutos depois. Varga, que ocupava o cargo de Justiça na época do perdão e assinou o documento, era considerada uma figura-chave do partido Fidezs para liderar nas próximas eleições europeias.

FONTE: VOA

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
» »  pen city. Exploring the future : cryptocurrency trends and analysis to 2024. Uncategorized – dobi ads.