Maputo acolhe a 8ª Conferência Internacional da Sociedade de Cirurgiões de Fístula Obstetrícia (ISOFS)

0

Maputo acolhe a 8ª Conferência Internacional da Sociedade de Cirurgiões de Fístula Obstetrícia (ISOFS)

Ē o primeiro mega evento realizado num país lusófono e na África Austral.

A cidade de Maputo acolheu de no último finde semana,31 de Outubro a 4 de Novembro, a 8ª Conferência da Sociedade Internacional de Cirurgiões de Fístula Obstétrica (ISOFS).

A conferência decorre de dois em dois anos, em diferentes países, com o objectivo de promover os mais altos padrões para o tratamento da fístula obstétrica para mulheres, de maneira segura, eficaz e ética, incentivando a colaboração entre profissionais de saúde e entre países e regiões.

O evento, juntou 185 participantes dos quais 75 porcento são cirurgiões, médicos e técnicos de saúde, sendo 100 delegados representando 32 países, 30 delegados de todas as províncias do país, incluindo a participação de representantes do governo, da sociedade civil, parceiros de cooperação, e sobreviventes da fístula.

Durante a conferência, foram partilhados os mais recentes estudos científicos, experiências, inovações, programas relacionados com prevenção, tratamento, reabilitação, reintegração, parcerias, estratégias na área da fístula obstétrica/traumática, saúde materna, procedimentos e protocolos cirúrgicos tendo, em vista os esforços conjuntos para a eliminação da fístula obstétrica até 2030.

“O problema da fístula obstétrica é grave em Moçambique” – afirma Dr Igor Vaz, Urologista, Cirurgião de Fístula.

 

“A anteceder a conferência, operamos cinco doentes de Fistula. A mais complexa, foi a cirurgia designada Fístula congénita, um caso muito complexo. Trata-se de uma rapariga que nasceu sem vagina, sem bexiga e sem uretra. Já foi operada uma vez, quando ela tinha cinco anos de idade e agora estamos a reconstruir a bexiga, o sistema de continência e a Vagina” -Disse Pelouro do evento cirurgião Igor Vaz.

Os membros convidados a conferência, assistiram ao vivo, todas às cirurgias de Fístula no bloco operatório do Hospital Central de Maputo, liderados pelo renomado cirurgião Igor Vaz, Director geral da Associação Focus Fístula Moçambique.

Fístula obstétrica, é um problema de saúde pública

 

Palavras da Directora Científica e Pedagógica do Hospital Central de Maputo no dia 31 de outubro no anfiteatro do Hospital Central de Maputo. Tendo na ocasião, realçado o facto da fístula obstétrica, ser um problema de saúde pública em Moçambique e considera que as sessões de cirurgia que decorreram no Bloco Operatório do HCM é uma oportunidade ímpar para os cirurgiões de vários países poderem trocar experiências.

Em Moçambique, estima-se que mais de dois mil novos casos de fístulas obstétricas são registados anualmente.

Durante a oitava conferência internacional, foram igualmente realizadas várias sessões plenárias com renomados cirurgiões e outros profissionais de várias áreas ligadas a saúde, incluindo a partilha de testemunhos de mulheres sobreviventes da fístula nomeadamente Maria que sofreu durante 18 anos e com muita discriminação por parte do seu esposo, Beatriz Sebastião e Joana,

Arson Armindo
Author: Arson Armindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *