Matola só terá 3 dias úteis na primeira semana de Fevereiro

O arranque do ano lectivo hoje e início das aulas na terça feira em todo território nacional é benéfico a maioria mas não aos residentes e funcionários da autarquia da Matola.

É que a cidade da Matola celebra na quarta-feira mais um ano de sua elevação a categoria de urbe.

Matola é uma cidade e autarquia, também capital da província de Maputo e é ao mesmo tempo um distrito, uma unidade administrativa local do Estado central moçambicano criada em 2013 e que coincide geograficamente com o município.

O dia 05 de Fevereiro é celebrado desde o ano de 1972, quando a vila ascende a cidade, passando a chamar-se Cidade Salazar. No ano seguinte, implantam-se novos bairros na Machava e regista-se um significativo aumento da densidade populacional em áreas que até aí tinham características rurais, como é o caso de Khongolote, Bunhiça e Sikwama.

 Para 2020 Matola terá apenas 3 dias úteis da semana pois, na segunda-feira celebra-se o dia dos heróis moçambicanos, e na quarta-feira celebra-se o dia da urbe que também é conhecida como capital industrial de Maputo e capital da província.

Matola limita-se a noroeste e a norte com o distrito de Moamba, a oeste e sudoeste com o distrito de Boane, a sul e a leste com a cidade de Maputo e a nordeste com o distrito de Marracuene.

A cidade tem uma área de 373 km². A sua população é, de acordo com os resultados preliminares do censo de 2017, de 1.032.197 tornando-se na segunda maior cidade moçambicana depois de Maputo. Devido ao seu dinamismo económico e demográfico, a Matola foi elevada à categoria de cidade B em 2 de Outubro de 2007, estatuto que partilha com a Beira e Nampula[3]

“Matola” é também o nome de um pequeno rio que desagua na Baía de Maputo através de um estuário comum a outros dois (o Umbeluzi e o Tembe).

 

Aulas arrancam a 04 de Fevereiro de 2020

 

516

Capa da Semana

Primeira Página em 60 Segundos - Jornal Visão Moçambique

Anuncie aqui – 872007240

PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
%d blogueiros gostam disto: