O Movimento Democrático de Moçambique(MDM), endereçou na manhã desta Terça-feira as felicitações ao recém-eleito Presidente zambiano, Hakaind Hichilema, num escrutínio que teve participação massiva da população. A eleição, torna-se histórica, pois o Partido no Poder, não assumiu pelo menos a segunda posição e sim um empresário esteve na liderança como segundo maior votado.
“Em nome do Movimento Democrático de Moçambique temos a nobre honra de felicitar o Povo zambiano, aos membros do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND) e sobretudo ao Presidente eleito HAKAINDE HICHILEMA, pela vitória convincente nas eleições de 12 de Agosto corrente”, lê no documento enviado a redacção do Jornal Visão.
O MDM, encoraja a cultura cívica do Povo zambiano desde a afluência massiva às urnas, o alto sentido cívico para a prática e vida em Democracia, a sua capacidade de organização para a disputa salutar, visando a alternância na gestão da coisa pública. “Endereçamos votos de bom trabalho ao Presidente na nova missão de condução dos destinos do povo zambiano”, concluiu o MDM.
A comissão eleitoral disse que Hichilema obteve 2.810.777 votos contra 1.814.201 de Lungu, com todos menos um dos 156 constituintes contados.
“Portanto, declaro que o referido Hichilema será o presidente da Zâmbia”, disse o presidente da comissão eleitoral, Esau Chulu, em um centro de resultados lotado na capital Lusaka.
Isso seria a terceira vez que o poder mudou pacificamente de um partido no poder para a oposição desde a independência do país da África Austral da Grã-Bretanha em 1964.
Por toda a Zâmbia, as comemorações irromperam nas ruas enquanto os apoiantes de Hichilema vestindo o vermelho e amarelo de seu Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND) dançavam e cantavam, enquanto os motoristas buzinavam.
No entanto, as comemorações podem durar pouco: a Zâmbia está em apuros financeiros, depois de não conseguir cumprir os pagamentos de sua dívida internacional.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Facebook Comments