Ministro das Relações Exteriores, Téte António, lidera delegação angolana em preparativos para a 37.ª Cimeira da União Africana

0
Sede da União Africana em Addis Ababa Joaquina Bento - ANGOP

Sede da União Africana em Addis Ababa Joaquina Bento - ANGOP

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, desembarcou nesta quarta-feira em Adis Abeba para encabeçar a delegação angolana envolvida nos trabalhos preparatórios da 37.ª Cimeira da União Africana (UA), marcada para os dias 17 a 18 deste mês.

A capital etíope está agora no epicentro da 44.ª sessão do Conselho Executivo (CE) da UA, que iniciou os trabalhos nesta quarta-feira. Este conselho tem a responsabilidade de elaborar a agenda para a iminente cimeira ordinária dos chefes de Estado e de Governo da UA, também a decorrer em Adis Abeba.

Conforme comunicado à imprensa, a reunião do CE focará na avaliação e adopção do relatório compilado pelo Comité dos Representantes Permanentes (COREP), incluindo os relatórios dos 15 Comités Técnicos Especializados (CTE) e seus Subcomités.

Os preparativos para a cimeira de chefes de Estado tiveram início no COREP, composto pelos embaixadores africanos acreditados em Adis Abeba. Durante suas sessões, foram elaborados a agenda e o projecto de decisões do Conselho Executivo, que reúne os chefes de diplomacia dos países-membros da União Africana.

A agenda do Conselho Executivo destaca a eleição de 10 novos membros do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA, incluindo Angola. Além disso, serão analisadas as modalidades de participação e as prioridades da UA no Grupo dos 20 países emergentes (G20).

O Conselho Executivo também abordará os preparativos para a eleição de uma nova liderança da Comissão da UA, prevista para Fevereiro de 2025.

Destaque para Angola na Eleição do CPS

A eleição de 10 novos membros do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA é uma das peças-chave da agenda do Conselho Executivo. Entre os candidatos, Angola busca sua presença, juntando-se à Tanzânia, Gâmbia, Uganda, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Argélia, Egito, Mauritânia, Botswana, Côte d’Ivoire e Serra Leoa.

Caso eleita, Angola marcará seu retorno ao Conselho de Paz e Segurança, consolidando sua quarta presença após os mandatos de 2007-2010, 2012-2014 e 2018-2020.

Os novos membros eleitos durante a 44.ª sessão do Conselho Executivo assumirão funções em 1 de Abril de 2024, unindo-se aos cinco membros eleitos para um mandato de três anos. A decisão final caberá à Assembleia de Chefes de Estado, órgão máximo de decisão da UA, que delegou seus poderes nessa matéria aos ministros reunidos no Conselho Executivo.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *