14 de setembro de 2024

Moçambicanos tem investimentos de fachada em Dubai em mais de 4,9 mil milhões de meticais

RELATÓRIO SOBRE RIQUEZA E INVESTIMENTO NO ESTRANGEIRO

Moçambicanos tem investimentos de fachada em Dubai em mais de 4,9 mil milhões de meticais

Um relatório de dados que analisa um conjunto de mais de 800 mil propriedades localizadas em Dubai e que documenta padrões em imóveis transfronteiriços, revela que o mercado imobiliário offshore em Dubai é de pelo menos 146 bilhões em riqueza estrangeira, valor duas vezes mais que imóveis em Londres detido por estrangeiros através de empresas de fachada.

O documento de 46 páginas aponta que cerca de 20% do real offshore de Dubai pertence a investidores da Índia e 10% de investidores do Reino Unido. Outros grandes países investidores incluem Paquistão, países do Golfo, Irão, Canadá, Rússia e os Estados Unidos.

No documento constam nomes de 67 moçambicanos que detém em Dubai 359 propriedades o correspondente a 0,53% de propriedades estrangeiras existentes naquele país. Os imóveis detidos por moçambicanos totalizam 4,9 mil milhões de meticais, dinheiro que na sua maioria nunca foi apresentado em Moçambique para a devida formalização e pagamento dos impostos.

Segundo o mesmo relatório, os valores em imóveis cotados para Moçambique, na sua maioria são empresas de fachadas  e que sua proveniência não é detida pelas entidades de justiça moçambicana.

Outro pormenor revelado pelo relatório denominado quem são os donos das propriedades e investimentos nos Emirados Árabes Unidos, é a idade dos moçambicanos. Os cálculos apontam uma idade média de 49 anos.

Em África, um dos países com propriedades em Dubai, é a África do Sul, mas mesmo sendo aquele país vizinho uma potência, não supera Moçambique em percentagem(0,18%) ou seja, está a 0,37% a menos que a pérola do índico, considerada a nação pobre e que diariamente recebe apoios internacionais. O relatório, enfatiza as últimas informações sobre o nível acentuado de corrupção, envolvendo altas individualidades e funcionários públicos, alguns deles pronunciados no Julgamento do Caso das Dívidas ocultas, com a sentença marcada para 1.º de Agosto do ano em curso.

Outro item que poder ser analisado no documento é que Moçambique detém o maior investimento de fachada nos Emirados Árabes Unidos na fasquia que ultrapassa países desenvolvidos como o doado Reino Unido (0,51%), Suíça (0,11%), EUA (0.01%), Noruega (0.03%) entre outros.

A pergunta que não se cala é: Como um país que depende de doações até para o orçamento do Estado contribui mais para a Economia dos Emirados Árabes Unidos?

Para não confundir o leitor, Moçambique tem investidos na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos metade de 1% do Produto Interno Bruto, de mais de 14 bilhões de dólares, ou seja, é muito dinheiro, atendendo e considerando que não é declarado no país e ser produto de Drogas, Corrupção e indústria de raptos.

Apesar disso, a sociedade moçambicana, que parece ter normalizado tudo após conhecer os contornos da dívida pública em julgamento na sexta secção do tribunal judicial da cidade de Maputo, nos próximos dias há mais descobertas vindo a público.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.


Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

By Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.

Related Post

Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Enable Notifications Sim Não, obrigado.