CAPA
Moçambique e África do Sul reforçam cooperação para impulsionar o crescimento económico

Cidade do Cabo, 4 de Março de 2025 — Num sinal de compromisso renovado, os Presidentes de Moçambique, Daniel Chapo, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, reuniram-se esta terça-feira, na Cidade do Cabo, para fortalecer os laços económicos, diplomáticos e políticos entre os dois países. O encontro, marcado por um espírito de colaboração, centrou-se em iniciativas concretas para dinamizar o comércio bilateral e promover o desenvolvimento económico mútuo.
O Presidente Daniel Chapo destacou a importância desta visita, a primeira após a sua tomada de posse em 15 de Janeiro, considerando-a um gesto de agradecimento ao seu homólogo sul-africano e ao povo daquele país pelo seu apoio.
“Estamos aqui na África do Sul para mais uma vez agradecer ao Presidente Cyril Ramaphosa… tínhamos que vir à África do Sul para agradecer ao Presidente Cyril Ramaphosa, mas também agradecer ao povo sul-africano”, afirmou Chapo.
Durante a reunião, os dois estadistas abordaram uma vasta gama de temas de interesse comum, com enfoque nas relações comerciais, diplomáticas e políticas. O Chefe de Estado moçambicano sublinhou a necessidade de reforçar as relações entre os sectores privado e público, criando um ambiente mais propício ao crescimento económico em ambos os países.
“Também aproveitámos para falar sobre o sector privado e o sector público, como é que os nossos dois países podem se relacionar para crescermos economicamente, porque o maior desafio que temos entre os dois países é o crescimento e o desenvolvimento das nossas economias para criarmos melhores condições para os nossos povos”, declarou Chapo.
Melhoria da logística transfronteiriça
Um dos principais temas discutidos foi a optimização da logística transfronteiriça, com destaque para o Corredor de Maputo. Chapo ressaltou a importância de acelerar o fluxo de mercadorias entre os dois países, referindo-se à implementação de uma paragem única nas fronteiras do Limpopo e de Ressano Garcia.
“A nossa ideia é que teremos uma paragem única e já estamos a trabalhar nisso, porque, como sabem, temos tido muitos camiões que saem da África do Sul para Maputo, para o Porto de Maputo, mas também de Maputo para África do Sul”, explicou.
Por sua vez, o Presidente Cyril Ramaphosa sublinhou a importância estratégica da visita do seu homólogo moçambicano, reforçando o compromisso de fortalecer os laços entre os dois países.
“É um grande prazer dar as boas-vindas ao Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, aqui na África do Sul, numa visita de trabalho. Estamos aqui para continuar a fortalecer os laços entre os nossos dois países”, disse Ramaphosa.

O estadista sul-africano enfatizou ainda a necessidade de criar um ambiente favorável para as empresas operarem em ambos os países, através da implementação de postos de fronteira eficientes, que facilitem o comércio e impulsionem a geração de emprego para os jovens.
“Por exemplo, projectos como a criação de postos de fronteira eficazes entre os nossos dois países, onde possamos ter uma paragem única e onde o comércio possa fluir facilmente entre Moçambique e a África do Sul. Precisamos também de identificar grandes projectos que possam impulsionar as nossas economias e criar empregos para os jovens de ambos os lados da fronteira”, frisou Ramaphosa.
Definição de projectos concretos
Com vista à materialização dos entendimentos alcançados, Moçambique e a África do Sul irão constituir equipas de trabalho, compostas por ministros da área económica de ambos os países. Estas equipas terão a missão de definir projectos concretos para dinamizar os sectores da agricultura, turismo, comércio e recursos minerais.
“Temos muitos potenciais nos dois países, na área da agricultura, do turismo, do comércio e também nos recursos minerais. A nossa ideia é colocar duas equipas — uma composta por ministros da área económica da África do Sul e outra pelos ministros da área económica de Moçambique — para que possam começar a trabalhar e a discutir projectos concretos para o desenvolvimento dos nossos dois países”, detalhou Chapo.
O Presidente Ramaphosa acrescentou que esta visita de trabalho serviu de base para futuras visitas de Estado e para que as comissões binacionais formalizem acordos em diversos sectores económicos.
“A visita de trabalho de hoje foi muito importante e abrirá caminho para futuras visitas de Estado, além de permitir que as nossas comissões nacionais façam um trabalho real que leve à assinatura de acordos em vários sectores da nossa economia”, afirmou.
Uma relação histórica e fraternal

As relações entre Moçambique e a África do Sul são históricas, assentes em laços culturais profundos. Este encontro reafirma o compromisso dos dois líderes em trabalhar em conjunto para o desenvolvimento económico e o bem-estar dos seus povos. Chapo destacou a irmandade entre os dois países:
“Como sabem, África do Sul é Moçambique. Moçambique é África do Sul. As nossas relações são históricas, somos irmãos, por isso que, às vezes, temos povos nas fronteiras que uma parte está em Moçambique e outra parte está na África do Sul, mas com os mesmos apelidos. Isto é uma demonstração clara de que somos famílias. Então, vamos trabalhar como uma família para desenvolver os nossos dois países”.