Moçambique e Cuba formalizam Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

0
Moçambique e Cuba formalizam Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Teve lugar Quarta-feira dia 22 de Dezembro de 2021, em Havana, Cuba, a cerimónia de assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique e a Comercializadora dos Serviços Médicos cubanos (CSMC). Foram signatários, a Directora Geral do Instituto de Bolsas de Estudos, Carla Caomba e a Presidente da CSMC, Yamila de Armas Águila.

A cerimónia da firmação deste instrumento de cooperação foi honrada com a presença de Eliseu Machava, Embaixador da República de Moçambique em Cuba, e testemunhada pelo Reitor da Academia de Altos Estudos Estratégicos, Manuel Bocuto, a Directora Nacional Adjunta para Planificação, Estatística e Cooperação no MCTES, Rachida Mamade, o Conselheiro da Embaixada de Moçambique em Cuba, Januário Sumbane, e quadros da CSMC.

O acto enquadra-se nas acções de seguimento da visita de trabalho de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique a Cuba, realizada em 2017 e operacionaliza o Memorando de Entendimento entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República de Cuba no domínio da formação em Ciências Médicas.

No âmbito da cooperação existente entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República de Cuba, no domínio da Educação, o nosso país começou em 2018, uma nova fase de cooperação com Cuba na área de Medicina um programa de envio de estudantes para a frequência do curso de medicina Geral em Cuba, no nível de Licenciatura.

O instrumento assinado marca a formalização da formação de 100 médicos até 2024, sendo que actualmente encontram-se em formação 33 estudantes nas universidades cubanas, resultantes das duas primeiras edições, contemplando 3 estudantes por cada província do País.

Durante a sua estadia em Cuba, a delegação do MCTES manteve encontros com Reitores do Instituto de Ciências Policlínicas de Victoria de Girón e da Escola Latina de Medicina, e em separado com estudantes moçambicanos destas instituições de ensino, onde constatou que a situação académica e social dos estudantes moçambicanos é no geral boa.

A delegação manteve igualmente encontros de trabalhos no Ministério de Educação Superior e no Ministério da Informática e Comunicações para além de visitar o Centro de Informática da Universidade de Ciências de Informática.

Refira-se que a cooperação com a República de Cuba data desde a luta de libertação nacional, depois da independência, milhares de jovens moçambicanos beneficiaram de formação em várias áreas de conhecimento em Cuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado