MOÇAMBIQUE E UGANDA TROCAM EXPERIÊNCIAS SOBRE INCLUSÃO FINANCEIRA DA MULHER

0

A Ecobank Moçambique realizou na última quinta-feira em Maputo um “table talk”no âmbito de partilha de experiências entre Moçambique e Uganda na área de inclusão financeira da mulher e programa Ellevate.

Falando a imprensa, a fundadora e patrona da Graça Machel Trust (GMT) e madrinha do programa ellevate a nível do grupo Ecobank, Graça Machel disse que considerou oportuno trazer a experiência de Uganda como eles estão a fazer inclusão financeira baseada num distrito em que envolve as instituições de liderança política, instituições económicas, organizações religiosas, organizações comunitárias de base e todos aqueles que são elementos imortantes nesse contexto de um distrito e concebem juntos uma forma de trazer a banca de forma a trabalhar no sentido de servir as prioridades definidas pelas pessoas.

“Oque nós fizemos hoje é apenas uma primeira abordagem porque achamos que é extremamente importante porque para nós como uma fundação que quer fazer desenvolvimento comunitário julgamos que vamos levar depois deste debate para um distrito e vamos ver como é que vamos ajustar a nossa realidade de Moçambique, mas respeitando e escutando as prioridades definidas pelas pessoas nesse distrito e fazer uma inclusão financeira muito adaptada as necessidades e prioridades dos distritos onde vamos estar”, concluiu.

Por outro lado, José Mendes, Director do Ecobank Moçambique disse que este é um encontro que visa provocar uma partilhar de experiências entre países.

“A experiência Uganda e Moçambique é para se continuar e trazemos hoje em primeiro mão com a Graça Machel por ser ela Embaixadora do nosso programa Ellevate, mas há outros Países com outras experiências que nós vamos continuar a pontenciar, traze-las e mandar também instituições daqui para esses países para beberem da experiência e ver onde podemos enquadrar de acordo com a realidade Moçambicana”, terminou.

 Neste evento estiveram como convidados a Graça Machel, fundadora e patrona da Graça Machel Trust (GMT) e madrinha do programa Ellevate a nível do do grupo Ecobank e a Dra. Theopista Ntale directora da New Faces New Voices (NFNV) Uganda e Embaixadora Africana da Global Banking Alliance para as mulheres.

De frisar que Ellevate visa emponderar negócios de mulheres e negócios orientado por mulheres, atravês de serviços e ferramentas que promovam o seu sucesso.

 

Manuel Henrique
Author: Manuel Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado