Mocímboa da Praia controlado pelos militares nacionais

0
As Forças Conjuntas – Moçambique e Ruanda, controlam a Vila de Mocímboa da Praia desde as 11 horas de hoje, 08 de Agosto de 2021, controlam as infraestruturas públicas e privadas com enfoque para edifícios do governo local, porto, aeroporto, hospital, mercados, estabelecimentos de restauração, entre outros objectos económicos.

Mocimboa da Praia

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

COMUNICADO DE IMPRENSA

  1. Convocamos os órgãos de Comunicação Social para a partir destes, informar a sociedade moçambicana e a comunidade internacional, que na sequência das operações conjuntas envolvendo as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e as Forças Ruandesas, os terroristas têm vindo a perder terreno, estando a retirar-se das zonas onde exerciam relativa influência.

  2. A este respeito, destacamos que depois das operações que culminaram com o controlo da localidade de Awasse, a consolidação do troço Awasse – Diaca, no distrito de Mocímboa da Praia, bem como o reforço do controlo situacional da Vila de Palma e arredores, a ofensiva em curso desactivou as seguintes posições:
    • à Norte da Vila de Mocímboa da Praia, nomeadamente, posições de

Quelimane, Njama, Tete, Maputo, Primeiro de Maio e Unidade; e

• à Oeste – posições de Ntotwe, Manilha, Magoma, Mumu e Mbuje.

  1. As Forças Conjuntas – Moçambique e Ruanda, controlam a Vila de Mocímboa da Praia desde as 11 horas de hoje, 08 de Agosto de 2021, controlam as infraestruturas públicas e privadas com enfoque para edifícios do governo local, porto, aeroporto, hospital, mercados, estabelecimentos de restauração, entre outros objectos económicos.
  2. Neste momento, as operações continuam na Vila de Mocímboa da Praia, com o objectivo de consolidar o controlo sobre as zonas que prevalecem críticas, nomeadamente, alguns bairros periféricos e a zona onde se localiza a estação de tratamento de água.

  3. Importa destacar que o sucesso das operações deve-se a efectiva colaboração das comunidades locais, pelo que apela-se ao reforço da vigilância colectiva, tendo em conta que, devido ao ímpeto da ofensiva em curso, os terroristas terão a tendência de se infiltrar, com o objectivo de perturbar as investigações e o cadastro das populações resgatadas.

  4. Apela-se a serenidade e a contínua colaboração de toda a sociedade no sentido de partilhar com as instituições relevantes informações pertinentes que concorram para o alcance e a defesa dos objectivos conjunturais da Nação, nomeadamente o combate e a prevenção do extremismo violento e do terrorismo.

Maputo, 08 de Agosto de 2021

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *