MOEDA ÚNICA PARA TODO CONTINENTE ÁFRICANO

0
dia de africa

dia de africa

Celebra-se hoje o dia de ÁFRICA, uma comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana, hoje conhecida como União Africana a 25 de Maio de 1963.
Já algum tempo que ministros e governantes de vários países Africanos proporam e concordaram com a ideia de que uma moeda única africana seria viável para reforçar a economia e para as transações internas, evitando assim as moedas Europeias e Americanas. Neste processo, o maior acordo seria o de LIVRE COMÉRCIO onde os países Africanos poderiam fazer troca de bens e serviços com taxas reduzidas nas alfandegas fazendo assim um reflexo da verdadeira oferta e procura no continente.
Em 2018 líderes do Quénia, Senegal, Mauritânia, Somália foram unánimes em afirmar que África é rica em matérias-primas e é possível colocar-lá rica em todas vertentes sem precisar do Euro e o Dólar. Controverso, foram levantados alguns poréns que precisarão ser bem estudados e trabalhados para colmatar, como por exemplo Assegurar que o continente seja o destino de capitais, especializações profissionais , segurança, infraestruturas adequadas e suficientes para o fortalecimento multilaterais.
Antes mesmo da reunião formal para se discutir o assunto, o que levou ao suposto assasinato do grande MUHAMAR KADAFF que lutava pela mesma ideologia e afirmava categoricamente que America e a Europa lutam arduamente para controlar a África.
Já em Moçambique analistas, como é o exemplo de Dário Camal compactuam com a ideia de uma moeda única, e afirmam que seria uma vantagem para África, visto que muitos não precisariam se deslocar a china para fazer compras ném a Japão para obter viaturas, pararíamos de importar os combústiveis, assim sendo seria o factor predominante para enriquecer o continente.
De um outro lado, cidadãos comuns também aceitam a possibilidade de uma moeda única, porém, pedem a união entre o povo e líderes Africanos.
Samuel O Pensador II acrescentou ” Os líderes Africanos não passam de marionetes do ocidente. Nós pensamos que eles é que nos lideram, quando não passam de marionetes do ocidente, que o diga M.Kadaff tentou desafiar o ocidente propondo uma moeda de unidade africana, anos depois, sofre golpe de estado e morre”
Questionando sobre o que será que esteja a impedir aceitação da moeda unica Áfricana, Vasco Henrique Jr respondeu:” o que esta a impedir sãos os nossos governantes corruptos, que pensam em ganhr comissões com á venda dos nossos recursos para o estrangeiro, o líder que tentou unificar África como um estado único foi assasinado pelo Europeu e o Americano.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado