MRM e Gemfields Foundation entregam 10 salas de aula e um laboratório de informática para estudantes deslocados internos

0

NAMANHUMBIR, 18 de Novembro de 2022

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, inaugurou, na última sexta-feira, 18 de Novembro, salas de aulas adicionais na Escola Secundária de Montepuez, Escola Primária de Cuirio, Escola Primária de Mararange e, em breve, serão concluídas as salas de aula na Escola Primária Nanhupo “B”, financiadas pela Montepuez Ruby Mining (MRM), para apoiar estudantes, de famílias que deixaram suas casas e posses para buscar refúgio no distrito de Montepuez, devido à insurgência.

A Gemfields Foundation, o braço de caridade do proprietário maioritário e operador da MRM, Gemfields, também forneceu um laboratório de informática à Escola Secundária deMontepuez. Com custo superior a seis milhões e duzentos mil meticais, este será o único laboratório de informática em funcionamento numa escola secundária do distrito, equipado com 30 computadores e outros equipamentos, para potenciar a aprendizagem dos alunos.

Também na Escola Secundária de Montepuez, onde a proporção média de alunos para professores aumentou para 120 estudantes para cada professor, em resultado do fluxo de alunos deslocados, a MRM financiou quatro salas de aula adicionais, equipadas com 25 carteiras de dois lugares, aumentando assim a capacidade da escola em 200 alunos por turno.

Nas escolas Primária de Cuirio, Primária Mararange e Primária Nanhupo “B”, a MRM também financiou, em cada uma, o acréscimo de duas salas, equipadas com 25 carteiras de dois lugares por sala, proporcionando a cada escola uma capacidade adicional de 100 alunos por turno.

Após a inauguração, o Governador de Cabo Delgado elogiou a contribuição da Montepuez Ruby Mining para a educação, dizendo que “Este material vai assegurar o acesso equitativo e inclusivo ao ensino secundário dando atenção especial as raparigas e pessoas com necessidades educativas especiais. Queremos, com este investimento que se promova uma educação de qualidade através de uso das novas tecnologias de informação e comunicação, factores de transformação e importante catalisador da mudança, bem como garantia de competitividade dos jovens no mercado do trabalho”

Isaura Máquina, Administradora do Distrito de Montepuez, também reconheceu a importância das novas salas de aula e laboratório de informática, nos seguintes termos: “Saudar a MRM que abraçou está ideia e que nos proporcionou esta sala com 30 computadores que vão alavancar de certa maneira o ensino e aprendizagem no nosso distrito.”

Por seu turno, o Director de Recursos Humanos da MRM, Ângelo Palalane Zandamela, disse que: “Com esta iniciativa, que se insere na nossa actividade de responsabilidade social, queremos apoiar ainda mais o acesso local à educação. Esperamos que estas salas de aula, no valor de dezasseis milhões e cinquenta e seis mil meticais, proporcionem o tão necessário acesso à educação para crianças deslocadas internamente”.

Ângelo Zandamela aproveitou a ocasião para destacar, também, o laboratório de informática, financiado pela Gemfields Foundation, através de doações privadas provenientes dos Estados Unidos e do Reino Unido. “Incentivamos alunos e professores a aproveitar ao máximo o laboratório de informática, que permite o acesso à tecnologia e aumenta o conhecimento sobre Moçambique e, também, sobre o resto do mundo”, afirmou.

Estas salas de aula adicionais recém-inauguradas, que aumentam a capacidade para um total de 500 alunos por turno, foram inseridas nas quatro escolas já construídas ou reabilitadas com financiamento da MRM, ao redor da concessão da Montepuez Ruby Mining, que já oferecem um benefício combinado para mais de 2.000 alunos localmente.

Arson Armindo
Author: Arson Armindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado