< Mudança da rotina das famílias aumenta violência doméstica | Jornal Visão

Mudança da rotina das famílias aumenta violência doméstica

Mudança da rotina das famílias aumenta violência doméstica

Mudança da rotina das famílias aumenta violência doméstica

Segundo o Jornal Governamental de Angola, A directora municipal da Acção Social na Catumbela (Benguela, Luanda), Solange Elias de Almeida, reconheceu, esta quinta-feira, que a alteração da rotina das famílias, durante o Estado de Emergência, é um dos factores que tem contribuído para o aumento da violência doméstica na região.

Proferindo uma palestra a propósito do Dia Internacional da Família, a assinalar-se esta sexta-feira, 15 de Maio, a responsável, embora sem revelar o número de casos já registados, referiu que o confinamento social está a provocar um sentimento de frustração em certos pais, o que, por vezes, resulta em actos de violência contra os filhos e mulheres.

A directora da Acção Social no município da Catumbela pensa que entres as razões deste comportamento está a obrigação das pessoas ficarem em casa, para travar a propagação do novo coronavírus, ainda que já desacostumadas ao isolamento social.

Em consequência disso, há trabalhadores que perderam seus empregos, apesar de o despedimento estar suspenso por recomendação do Estado, em tempo de Emergência pela covid-19, enquanto os que trabalham por conta própria vêm a sua circulação restringida, salientou.

Perante este quadro, Solange Elias de Almeida garantiu que o sector da Promoção da Mulher e Acção Social tem cumprido o seu papel de aconselhamento e acompanhamento dos casais desavindos, através de reuniões e palestras.

Segundo ela, além das famílias, também têm conversado com os jovens para que percebam os problemas da sociedade e enveredem por condutas exemplares para o convívio em sociedade.

Outra preocupação, disse, prende-se entretanto com a crise social que algumas famílias vulneráveis têm estado a enfrentar, apesar de a administração municipal da Catumbela já ter distribuído alimentação e água potável.

Na ocasião, três casais residentes no município da Catumbela foram agraciados com menções honrosas em reconhecimento das suas boas práticas de convivência, tanto com as famílias, quanto com os vizinhos.

O 15 de Maio  foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Família para, entre outros motivos, destacar o seu papel no seio familiar e reforçar a mensagem de amor, união respeito e compreensão.

557

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: