Multichoice Moçambique e INCM reflectem sobre Crimes Cibernéticos e burlas electrónicas.

0
Multichoice Moçambique e INCM reflectem sobre Crimes Cibernéticos e burlas electrónicas.

Multichoice Moçambique e INCM reflectem sobre Crimes Cibernéticos e burlas electrónicas.

 

Por: Arson Mbanguine

Os crimes cibernéticos e burlas electrónicas, ameaçam a sustentabilidade no mercado de comunicação no país,são desafios que na actual era de digitalização requerem estratégias para dar face. Daí que a Multichoice Moçambique em coordenação com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique organizou nesta terça-feira uma reflexão da problemática. 

Na ocasião Tuaha Mote Presidente do Conselho de Administração do INCM disse que  a pirataria tem estado a  atrair investimentos e a prejudicar muitas empresas no país.

Tuaha Mote Presidente do Conselho de Administração do INCM
Tuaha Mote Presidente do Conselho de Administração do INCM

o principal objetivo desta série de seminários este é o primeiro dentre outros que vem a seguir, a ideia é criar se um espaço de discussão de debate soluções para os Problemas que tem estado a verificar das comunicações principalmente nos serviços baseados nas redes de comunicações, nos vemos todos dias situações de burlas Fraudes pirataria usando as redes de comunicações, dali haver necessidade de haver um espaço  de todos os intervenientes de todos actores poderem sentar e discutir e procurar soluções para responder a estes tipos de desafios”.Disse. Tuaha Mote Presidente do Conselho de Administração Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).

Por sua vez, Juvita Matos, Representante da Multichoice Moçambique, acredita que com a aprovação da nova lei de Radiodifusão e de imprensa poderá ajudar a regular o mercado de informação e comunicação de forma específica.

Juvita Matos, Representante da Multichoice Moçambique
Juvita Matos, Representante da Multichoice Moçambique

“a produção de conteúdos no mundo das comunicações  e especialmente assenta em conteúdos produzidos pelos autores que são titulares de direitos e interesses sobre estes mesmos Conteúdos, o uso a difusão a partilha destes conteúdos depende de uma autorização portanto o uso não especificado só compromete a estes mesmos produtores mas também compromete as entidades que detém direitos de difusão e de transmissão de distribuição destes conteúdos e por isso e importante do ponto de vista Técnico e regulatório que estes aspectos sejam acautelados quer seja legalmente ou institucional em Moçambique”.Avançou Juvita Matos Representante da Multichoice Moçambique.

A procuradora chefe na cidade de Maputo Tacia Simões diz já estarem em curso várias ações para travar Crimes Cibernéticos e nas redes de telecomunicações.

procuradora chefe na cidade de Maputo Tacia Simões
procuradora chefe na cidade de Maputo Tacia Simões

“Nesta linha de ideias e com vista a melhorar o processo de denúncias e tramitação, em tempo útil, dos processos relacionados à fraudes com recurso a meios tecnológicos, a responsabilização dos perpetradores e bem assim o ressarcimento dos valores e bens indevidamente subtraídos aos cidadãos, a Procuradoria – Geral da República, em parceria com a INCM, desenvolveu e lançou a Plataforma de Denúncia de Fraudes com Recurso à Redes de Telecomunicações ou Meios de Pagamento Electrónicos,várias acções têm sido realizadas, como o caso de capacitação dos magistrados do Ministério Público e investigadores do Serviço Nacional de Investigação Criminal  SERNIC  por forma a reduzir a iliteracia informática, uma das causas primárias das vulnerabilidades informáticas e que contribuem para a não aclaração das ocorrências.” relatou a A procuradora chefe na cidade de Maputo Tacia Simões.

 

O evento decorreu de forma híbrido e Juntou cerca de 150 pessoas dentre os quais entidades  públicas nacionais e Internacionais.

Arson Armindo
Author: Arson Armindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *