Música na Sacada da Casa Brasileira Encanta São Sebastião » Brasil » Jornal Visão Moçambique
Música na Sacada da Casa Brasileira Encanta São Sebastião

Música na Sacada da Casa Brasileira Encanta São Sebastião

Moradores e visitantes do Litoral Norte de São Paulo têm uma oportunidade imperdível nos dias 23, 24 e 25 de Novembro de 2023, com a mais recente edição do projecto “Música na Sacada da Casa Brasileira” em São Sebastião. O histórico casarão que abriga o ponto de cultura Casa Brasileira será transformado em um espectáculo de luz e som, recebendo uma gama diversificada de artistas, proporcionando uma experiência única que une arte e preservação do patrimônio histórico.

Dentre os talentosos artistas que se apresentarão nas três noites, destacam-se o cantor, compositor e sanfoneiro Marcelo Jeneci; a cantora e compositora Ná Ozzetti acompanhada pelo músico Dante Ozzetti; o renomado cantor e sambista João Cavalcanti; o grupo carioca Matriarcas do Samba; a influente guardiã do samba Paulista, Maria Helena Embaixatriz; a talentosa cantora hondurenha radicada no Brasil, Indiana Nomma, e a moçambicana Lenna Bahule, que se juntarão a artistas locais. Este evento, que celebra a rica diversidade cultural, conta também com a participação de figuras representativas das raízes culturais do Litoral Norte, como Mestre Ostinho de Ubatuba, a cantora sebastianense Sônia Lopes com o Sarau Azul, e o maestro e saxofonista Almir Clemente, além do Coral Guarani da Terra Indígena Rio Silveira e do CoralUSP São Sebastião, sob a regência da maestrina Selma Boragian.

O projecto “Música na Sacada” é uma iniciativa do Instituto Mpumalanga, contando neste ano com recursos do Edital ProAC2022 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento recebe apoio fundamental da Prefeitura de São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna, da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O sucesso do projecto, que teve suas primeiras edições em 2017 e 2018, com um grito de carnaval da sacada, revela sua importância e o interesse crescente do público, que alcançou quase 2 mil pessoas.

A abertura do festival, na quinta-feira (23) às 19h, será marcada por sons ancestrais trazidos pelo Coral Guarani da Terra Indígena Rio Silveira, apresentando cantos, danças e músicas que expressam a resistência desse povo. Em seguida, o quarteto Matriarcas do Samba homenageará as raízes do samba carioca com um repertório que inclui clássicos como “A voz do morro,” “Alvorada,” “Preciso me encontrar” e “Não vadeia Clementina.” Maria Helena Embaixatriz, figura fundamental no cenário do samba brasileiro, também terá uma participação especial no lançamento da Revista do Samba do Instituto Mpumalanga.

Na sexta-feira (24), a sacada da Casa Brasileira será palco de uma fusão musical entre Brasil, América Latina e África. A cantora moçambicana Lenna Bahule apresentará uma experiência sonora que conecta as diversas culturas dessas regiões. Em seguida, a hondurenha Indiana Nomma, conhecida no cenário do jazz e da canção latino-americana, encerrará a noite, sendo declarada pelos herdeiros de Mercedes Sosa intérprete do tributo oficial à cantora argentina.

No Sábado (25), a última noite do festival será marcada pelo fandango caiçara e canto coral. O cantor, compositor e sambista carioca João Cavalcanti e a renomada cantora e compositora Paulista Ná Ozzetti encerrarão com chave de ouro o “Música na Sacada da Casa Brasileira.” O CoralUSP São Sebastião, sob a regência de Selma Boragian, abrirá a noite com coralistas entoando canções populares brasileiras e do mundo. Mestre Ostinho de Ubatuba e o grupo Ciranda Caiçara apresentarão o fandango, estilo de música e dança que representa o povo caiçara.

O evento também marcará o lançamento da “Revista do Samba” do Instituto Mpumalanga, um periódico online que visa contribuir para a conservação das raízes da música brasileira, apresentando o samba desde suas ancestralidades até suas expressões contemporâneas.

A realização do “Música na Sacada” destaca-se como um importante evento cultural que, além de proporcionar entretenimento de qualidade, valoriza e promove a riqueza da diversidade cultural presente no Litoral Norte de São Paulo.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
Share "royal shepherd food processing solutions". In the bustling rhythms of contemporary life, the pursuit of inner calm has become paramount for mental well being. Profile – dobi ads.