NA CIDADE DA BEIRA: MUVA E AdRC LANÇAM PARA O MERCADO DE TRABALHO MAIS 44 JOVENS DE FAMÍLIAS CARENCIADAS

0

A associação MUVA em parceria com Águas da Região Centro (AdRC), lançou ao mercado de emprego mais 44 jovens de famílias carenciadas na cidade da Beira, Sofala.

De idades compreendidas entre 18 a 25 anos, 28 são mulheres e 16 homens. Os Jovens ora graduados beneficiaram de formação que teve a duração de 9 meses, em matérias técnicas de especialidade para o Sector de Água.

Os graduados, tinham sido integrados nas áreas Comercial e Técnicas da empresa Águas da Região Centro, reforçando deste modo a prestação de serviços aos cidadãos em vários bairros da cidade da Beira.

O projecto, lançado no mês de Abril do ano de 2023, permitiu com que fossem seleccionados 44 jovens residentes nos bairros de Chipangara, Munhava, Manga, Inhamizua e Mascarenhas, da cidade da Beira. Os recém-graduados trabalharam durante a sua formação na substituição de contadores, escavação, tubagem, eliminação de fugas de água, sensibilização das famílias para novas ligações, entre outras tarefas.

Falando em entrevista ao Jornal Visão Moçambique, a Presidente do Conselho de Direcção da Associação MUVA, Lúcia Bernardete Pedro, disse que a iniciativa surge no âmbito do empoderamento económico dos jovens desempregados e carenciados, que concluíram a 12 ª classe, agregando neles experiência profissional qualificada.

“Durante o trabalho realizado nos bairros por activistas, a MUVA, identificou vários problemas que o sector de águas enfrenta, com foco na gestão do líquido precioso. Com o trabalho, realizado durante a formação dos jovens, houve registo de aumento do número de novos clientes”, disse Lúcia Bernardete Pedro.

Já na sua intervenção, o Director da Empresa Águas da Região Centro, Célio Bié, disse que a parceria com a MUVA, garante o melhoramento do fornecimento de água potável, tendo na mesma ocasião, lançado um apelo aos clientes devedores para resolverem sua situação, pois, no seu entender “a água beneficia a todos”.

De salientar que o Projecto Assistentes é implementado pela MUVA em parceria com a AdRC, com o financiamento da Foreign Commonwealth e Development Office – FCDO, com o objetivo de auxiliar o sector de águas, para o melhoramento do acesso e níveis de cobertura do abastecimento do precioso liquido, ao mesmo tempo promover a empregabilidade juvenil através do acesso à primeira experiência de trabalho no sector público.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *