8 de outubro de 2024

Na fronteira entre Moçambique e RSA: Recuperadas viaturas de alta cilindrada a caminho de Maputo

O roubo de viaturas ao longo da fronteira entre África do Sul e Moçambique continua a provocar uma crispação exacerbada de relações entre sul-africanos e imigrantes moçambicanos.

Sobre a recente recuperação de viaturas, a polícia sul-africana conta que baleou mortalmente um dos integrantes da quadrilha, e algumas imagens mostram viaturas sendo retiradas de rios e outras encontradas no meio da mata.

Já leu a edição 155 do Jornal Visão Moçambique? Não perca a chance.

[wpdm_package id=’5343′]

Os sul-africanos acusam os imigrantes moçambicanos de conivência com os ladrões de carros, sobretudo os de todo-o-terreno, que são depois levados a Moçambique.

As autoridades sul-africanas nas províncias de Kwazulu-Natal, Mpumalanga e Limpopo, que partilham a fronteira com Moçambique, tentaram em vão reforçar a vedação de arame farpado e em algumas secções da fronteira e construíram um muro de betão para conter o roubo de viaturas.

Neste sábado (18.06.2022), chegam imagens nas redes sociais confirmando a recuperação por parte da polícia sul-africana de viaturas em Komatiport, Mpumalanga.

As vitimas consideram que as autoridades moçambicanas são tolerantes para com os ladrões que levam viaturas ilegalmente na África do Sul.

Leia mais:

Homem morre durante a recuperação de quatro veículos roubados perto da fronteira de Moçambique

 

Um ocupante de um dos quatro veículos roubados interceptados perto da fronteira entre SA e Moçambique foi morto durante um tiroteio com membros das Forças de Defesa Nacional da SA na manhã de terça-feira.

A polícia sul-africana disse que os soldados estavam em patrulha de rotina por volta das 3 da manhã quando avistaram um comboio suspeito de veículos que se acreditava estarem a caminho de Moçambique.

“Os ocupantes dos veículos do comboio começaram a atirar contra os membros da SANDF, que supostamente revidaram.

“Um homem, que se acredita ter sido ocupante de um dos veículos, foi fatalmente ferido. Os outros suspeitos conseguiram fugir”, disse o porta-voz da polícia, Brig Selvy Mohlala.

Os três bakkies Toyota e um Toyota Fortuner foram roubados em Lyttleton e Flórida em Gauteng e em Pienaar, Mpumalanga.

“A polícia está investigando um caso de inquérito em relação ao incidente. O falecido ainda não foi identificado. Os ocupantes dos veículos recuperados estão foragidos”.

Cidadãos sul-africanos condenam atitude dos bandidos e pedem mais acção à polícia.

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.


Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Agostinho Muchave

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.

Related Post

Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading