Um click para o muno das notícias! » Política » NA PRIMEIRA VISITA À TANZÂNIA COMO CANDIDATO PRESIDENCIAL: Chapo Reforça Vínculos Históricos

NA PRIMEIRA VISITA À TANZÂNIA COMO CANDIDATO PRESIDENCIAL: Chapo Reforça Vínculos Históricos

Na manhã desta terça-feira, Daniel Chapo, Secretário Geral interino da Frelimo e Candidato Presidencial, deu início a uma visita de dois dias à Tanzânia, marcando sua primeira viagem ao exterior desde que foi eleito como candidato pela Frelimo para as próximas eleições presidenciais, previstas para 9 de outubro deste ano.

O principal objectivo da visita é o estreitamento de laços históricos e políticos entre Moçambique e a Tanzânia, reforçando a relação entre os dois países irmãos. Chapo iniciou suas atividades visitando locais emblemáticos que testemunharam a união de Moçambique com a Tanzânia.

Na sua agenda, Chapo teve como um dos momentos de pico a visita ao local que sediou a histórica reunião que resultou na fundação da Frente de Libertação de Moçambique, em 25 de junho de 1962, na cidade de Dar Es Salaam. Segundo o candidato, esta visita simboliza o vínculo profundo entre os dois países na luta pela independência e liberdade.

Na ocasião , Daniel Chapo visitou e prestou homenagem aos túmulos de figuras importantes da história moçambicana, como Eduardo Mondlane, Josina Machel e Francisco Manyanga, tendo igualmente feito uma visita a residência do Arquiteto da Unidade Nacional, Eduardo Mondlane, reforçando os laços históricos que unem Moçambique e a Tanzânia.

Durante seu discurso, Chapo destacou a importância desses locais históricos como fontes de inspiração para o presente e o futuro de Moçambique. Ele ressaltou a relação de irmandade entre os dois países e partidos políticos, enfatizando que a Frelimo e o Chama Cha Mapinduzi – CCM são “dois partidos irmãos”.

Durante a visita, Chapo deixou também uma mensagem aos jovens moçambicanos, instando-os a preservar os valores da independência, integridade territorial e soberania. Enfatizou igualmente a necessidade de dar-se continuidade a luta pela liberdade econômica, destacando que este é o único meio para assegurar o desenvolvimento sustentável de Moçambique.

Chapo destacou ainda a importância de resgatar valores como integridade, honestidade e justiça, que foram fundamentais durante a luta pela independência, mas que, segundo ele, foram perdidos ao longo do tempo. O candidato à presidência pela Frelimo, ressaltou a responsabilidade de todos, incluindo líderes políticos, em promover uma sociedade baseada em princípios éticos e morais, destacando a colaboração necessária entre famílias e instituições religiosas.

A visita de Daniel Chapo à Tanzânia representa um marco importante na relação bilateral entre os dois países e reafirma o compromisso do partido Frelimo em preservar os valores que fundamentaram a luta pela independência e liberdade de Moçambique.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Jornal Visão Moçambique. 2024 © Todos os direitos reservados.