NA PROVÍNCIA DE MANICA: METY GONDOLA DIRIGE CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2024 » Educação » Jornal Visão Moçambique

NA PROVÍNCIA DE MANICA: METY GONDOLA DIRIGE CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2024

NA PROVÍNCIA DE MANICA: METY GONDOLA DIRIGE CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2024

NA PROVÍNCIA DE MANICA: METY GONDOLA DIRIGE CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2024

NOTÍCIA ORIGINAL PUBLICADA NO DIA1 de fevereiro de 2024 @ 12:35

Sob o lema “Por Uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”, o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Oreste Gondola, dirigiu hoje, 31 de Janeiro corrente, a partir da Província de Manica, a cerimónia de Abertura do ano lectivo 2024 ao nível da Província de Manica.

A cerimónia que decorreu na Escola Primária de Inchope Estação, Posto Administrativo de Inchope, Distrito de Gondola, contou com a presença massiva da comunidade local, Pais e Encarregados de Educação.

No seu discurso de abertura, Gondola, referiu-se sobre o esforço e acções que o Governo e outros actores tem vindo empreender com vista criar condições de investimento em infraestrutura e Recursos Humanos para melhoria da qualidade de ensino.

“No que respeita a expansão da rede escolar, a nossa Província prevê a abertura, ainda este ano, de mais 21 estabelecimentos de ensino, passando assim de 984 em 2023 para 1,005 estabelecimentos em 2024.”

Ainda neste processo de expansão, temos em vista a construção de 05 salas de aulas e a conclusão de outras 95 que estão em curso para o ensino primário, assim como a construção de 03 escolas secundárias de Tongogara, Nhansacara, e Vumba” — adiantou o dirigente.

“Esperamos ainda para este ano, um aumento de efectivos escolares, onde, de 746,413 alunos matriculados em 2023, passaremos para 798,611 alunos em 2024”_ acrescentou Gondola.

Mety Gondola, falou igualmente sobre os avanços no Processo de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, onde se prevê para o presente ano, a inscrição de cerca de 17,810 alfabetizandos, assistidos por 342 alfabetizadores, tendo exortado a população a participar nos programas divulgados nas comunidades com vista superar a taxa de analfabetismo.

Na ocasião, o Secretário de Estado, desafiou aos gestores de escola a pautarem pela melhor gestão colegial e participativa, envolvendo o Conselho de Escola, Líderes Comunitários, distanciando-se de actos de corrupção que podem manchar o sector.

Para os pais e encarregados de Educação, Gondola pediu o acompanhamento devido aos seus educandos em todo o processo de ensino e aprendizado, bem como na conservação do material escolar e do recinto escolar que será inaugurado em breve, apelando igualmente aos professores a pautarem por uma melhor conduta no mesmo processo.

Por fim, Mety Gondola, dirigiu-se aos parceiros de cooperação a continuidade de desenvolvimento de programas e projectos que visam promover e oferecer cada vez mais um ensino de qualidade e inclusivo aos moçambicanos.

No âmbito da abertura, foram premiados alunos, gestores, professores e escolas que se destacaram no ano de 2023.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
» »  pen city. Trend following in swing trading. Cart – dobi ads.