14 de setembro de 2024

Nampula acolhe campanha provincial de tratamento de fístula obstétrica

Decorre de 3 a 6 de Abril na cidade de Nampula, a campanha provincial de tratamento da fístula obstétrica e reconstrução pélvica. A campanha é organizada pela Focus Fístula, organização sem fins lucrativos que intervém na área da fístula obstétrica e cirurgia reconstrutiva, com a missão de contribuir para a melhoria da saúde da mulher, restaurando a sua integridade e dignidade, por meio do tratamento cirúrgico especializado e gratuito.

As sessões de cirurgia vão decorrer no Bloco da Maternidade Hospital Central de Nampula (HCN) e envolvendo especialistas nacionais e estrangeiros, com destaque para Irlanda, Madagáscar, Itália e Brasil, dos quais ginecologistas e obstetras, uro ginecologistas, urologistas, cirurgiões gerais, técnicos de saúde, enfermeiros e estudantes de especialização.

A campanha é uma oportunidade para pacientes vulneráveis com fístula obstétrica se beneficiarem de um tratamento de qualidade e gratuito, bem como para a formação prática-teórica de cirurgiões, médicos e técnicos de cirurgia baseados na província de Nampula.

A campanha decorre no âmbito da implementação da Estratégia e Programa Nacional de Prevenção e Tratamento da Fístula Obstétrica e dos esforços conjuntos para a eliminação da fístula obstétrica até 2030.

Em Moçambique, estima-se que cerca de dois mil e quinhentos novos casos de fístula obstétrica são registados anualmente, e Nampula é uma das províncias mais afectadas do país.

Desde 2018 até ao momento, mais de 4.000 mulheres foram operadas no país, em campanhas ou em operações selectivas, pelo Programa Nacional de Fístula do MISAU, das quais, cerca de 600 mulheres e raparigas, em particular das zonas rurais, de diferentes províncias e distritos, receberam tratamento em cirurgias de fístula gratuita, através da Focus Fístula.

Fístula obstétrica é uma abertura anormal entre o trato genital da mulher e seu trato urinário ou recto, causado por trabalho de parto arrastado e obstruído sem acesso a cuidados médicos imediatos e de qualidade. A fístula obstétrica pode ser prevenida, através do acesso a cuidados obstétricos de emergência, e acompanhamento pré-natal e de parto seguro.

A campanha conta com o apoio da Fístula Foundation, da Sociedade Internacional dos Cirurgiões de Fístula Obstétrica (ISOFS), da Embaixada da Irlanda, do Projecto Momentum Engenderhealth/USAID e da Direct Relief.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.


Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

By Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.

Related Post

Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Enable Notifications Sim Não, obrigado.