No meio da dor surge uma empresária de sucesso » Destaque » Jornal Visão Moçambique

NOTÍCIA ORIGINAL PUBLICADA NO DIA31 de janeiro de 2024 @ 10:31

Há quem abra negócios para obter lucros, outros buscam reconhecimento, o tal dito ‘’ empoderamento’’. Conheça hoje a história de Ancha Salvador, que se viu obrigada a buscar soluções para sobreviver a uma doença. Mal sabia ela que se tornaria uma grande mulher de negócios.

“Há alguns anos, mais de dez, descobri que grande parte dos problemas de saúde que me apoquentavam tinha a ver com a intolerância ao glúten, uma proteína que aparece principalmente, mas não só, no trigo e seus derivados; também descobri que a lactose e o açúcar normal me afectavam negativamente. Um dos inúmeros problemas com que me confrontei foi um enorme ganho de peso. Fiz todas as dietas possíveis e imaginárias, sem grande sucesso, como é evidente. A partir do momento em que ganhei consciência de que só uma mudança radical de hábitos alimentares me podia ajudar, comecei uma longa caminhada que me trouxe até aqui. Hoje em dia, com o apoio da minha família–tantas vezes cobaias voluntárias das minhas experiências com alimentos, consegui criar e estabilizar uma linha de produtos sem glúten (biscoitos, muffins, pães, bolos, massas, farinhas e todos os pratos de faca e garfo) que não perdem em sabor e aparência para quaisquer outros que utilizem o trigo”, explicou-nos na sua primeira intervenção.

 

A história é chocante mas também inspiradora para quem pensa que desistir é a solução. Trata-se de uma empreendedora que, segundo ela contou, teve dificuldades para iniciar esse negócio porque era pessoal.

“Iniciar do zero foi sofrido porque era uma necessidade pessoal. Por meio da minha experiência na área, desenvolvi uma gama de produtos que traz soluções aos problemas dos clientes, satisfazendo as suas necessidades e expectativas, com total garantia de ausência de contaminação cruzada no processo produtivo, utilizando o nosso próprio equipamento. Com o contributo da FemBio, ganhámos mais conhecimentos de gestão e maior visibilidade no mercado, A empresa tem hoje 3 membros, eu e duas funcionárias, mas encaro seriamente a possibilidade de mais pessoal, instalações maiores. Agora, os produtos são feitos por encomenda, indo os clientes buscá-los ao atelier. Fazemos entrega ao domicílio na área do Distrito Municipal de KamPfumu, contra o custo do transporte’’, adiantou ela.

Ancha conta que tomar a decisão no momento certo e na hora certa foi a chave para permanecer firme e forte nos momentos difíceis.

“Decidi criar uma empresa do ramo de panificação, a Anchaa’s Gluten Free (produtos sem glúten e sem lactose). Inicialmente, era uma empresa singular, quer dizer, eu era a única sócia e trabalhadora, mas, paulatinamente, fui recebendo pedidos em gradativamente, na cidade de Maputo e fora. Hoje forneço para alguns clientes na Beira, Quelimane, Tete e Nampula”, disse-nos.

Adiantou ainda que “depois, criei uma sociedade com o meu marido para enfrentar problemas de crescimento e preparar-me para uma expansão rumo à semi-industrialização, A empresa tem hoje 3 membros, eu e duas funcionárias, mas encaro seriamente a possibilidade de mais pessoal, instalações maiores. Actualmente, os produtos são feitos por encomenda, indo os clientes buscá-los ao atelier. Fazemos entrega ao domicílio na área do Distrito Municipal de KamPfumu, contra o custo do transporte. Procuramos ser competitivos e, agora, procuramos lojas e supermercados com condições de segurança para expandir a nossa capacidade de produção e colocação no mercado e temos a expectativa de diversificar, cada vez mais, o tipo de pães e outros diferentes produtos”.

 

O QUE PENSAM OS CLIENTES

Durante a entrevista exclusiva foi possível colher depoimentos de alguns clientes que usam os produtos desta empresa.

“Quero parabenizá-la pelos seus produtos. Fiquei logo maravilhada com a apresentação, magnífica, simples, mas, ao mesmo tempo, delicada! Após provar quer o pão, quer os biscoitos (as bases de pizza ficam para o fim-de-semana) constatei que comer sem glúten é maravilhoso!!! E o melhor de tudo é que cá em casa todos adoraram!”

Que desafios o ramo empreendedor impõe as mulheres na actualidade?

As mulheres exercem vários papéis que têm que superar num mundo muito masculino e ainda são olhadas com desconfiança e descrédito. Mas mostramos que somos todos capazes de superar os obstáculos. Este mercado está aberto, há oportunidades para todas as pessoas que queiram crescer e facturar de uma maneira honesta.

A empresa Anchaa’s Gluten Free localiza-se na cidade de Maputo. Poderá contactar através dos seguintes números: 843217123 / 846217123.

 

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
Trimurti furniture pen. Smart home devices. Cart – dobi ads.