Numa semana Moçambique perde duas figuras importantes | Jornal Visão

Numa semana Moçambique perde duas figuras importantes

Moçambique perdeu na semana finda Marcelino dos Santos(11.02.2020), para hoje receber a notícia triste do desaparecimento físico de Mário Machungo, mais uma figura importante no desenvolvimento económico. Machungo perde a vida aos 79 anos.

Historial

Mário Fernandes da Graça Machungo nasceu no dia 1 de Dezembro de 1940, em Maxixe na província de Inhambane. Foi um político moçambicano, membro da FRELIMO, onde ocupou vários cargos ministeriais após a independência. Machungo foi Ministro da Indústria e Comércio de 1975 a 1976, Ministro da Indústria e Energia de 1976 a 1978, Ministro da Agricultura de 1978 a 1980 e Ministro do Planeamento e Desenvolvimento de 1980 a 1986. Entre 1983 e 1986 foi ao mesmo tempo governador da província da Zambézia.

De 17 de julho de 1986 a 16 de dezembro de 1994 ocupou o posto de primeiro-ministro de Moçambique. Durante a sua administração, a FRELIMO renunciou à ideologia marxista e decidiu abandonar o sistema de partido único, estabelecendo um sistema multipartidário.

Posteriormente Mário Machungo envolveu-se no sector privado e a partir de 1995 tornou-se Presidente do Conselho Consultivo do maior banco do país, o Banco Internacional de Moçambique, que usa a Marca comercial Millennium bim.

Segundo informação tornada pública pelo matutino notícias na manhã desta segunda-feira(17), Mário da Graça Machungo, perdeu a vida vítima de doença. São ainda escassas as circunstâncias desta ocorrência, mas sabe-se que nos últimos tempos Machungo vinha se ressentindo de problemas de saúde, que o levaram a abdicar da vida pública activa e procurar cuidados especializados na capital portuguesa.

1.012

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: