Nyusi e Ramaphosa trocam ideias sobre a segurança na região norte de Moçambique

Nyusi e Ramaphosa trocam ideias sobre a segurança na região norte de Moçambique

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, trocaram esta quarta-feira informações sobre a situação da segurança na região, com destaque para o “terrorismo” em Cabo Delgado, informou hoje um comunicado oficial.

Segundo noticia a ANGOP, durante a conversa (telefónica), os governantes trocaram informações sobre a situação da segurança prevalecente na região, com realce para a questão do terrorismo e outras ameaças, tendo Nyusi actualizado o presidente sul-africano sobre a situação de segurança em Moçambique”, escreve a Presidência moçambicana em comunicado, sem, no entanto, avançar mais detalhes sobre a conversa.

A província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, é palco há três anos de ataques armados desencadeados por forças classificadas como terroristas.

A violência provocou uma crise humanitária com mais de mil mortos e cerca de 250 mil deslocados internos.

Além da situação de insegurança em Moçambique, Ramaphosa, que é presidente em exercício da União Africana (UA), e Filipe Nyusi, que é presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), “trocaram informações sobre a evolução da covid-19 na região, as lições aprendidas e o seu impacto socioeconómico”, acrescenta o comunicado.

Em África, há 39.122 mortos confirmados em mais de 1,6 milhões de infectados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A África do Sul é o país mais afectado do continente, com 696.414 casos e 18.151 mortes. Moçambique é, entre os países lusófonos em África, o que regista maior número de casos: 10.392 casos e 73 mortes.

94

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: