Desporto
O futebol português voltou: Conseguirá Geny Catamo ser bi-campeão?
Após um verão repleto de futebol internacional, com a Copa América e o Europeu a captarem todas as atenções, os adeptos já ansiavam pelo regresso do futebol de clubes. A espera terminou, e com a volta das grandes ligas, as emoções estão ao rubro! A Liga Portuguesa foi uma das primeiras a dar o pontapé de saída, e as surpresas já começaram a aparecer. Será que a temporada já começou a ser moldada desde a primeira jornada?
O Benfica e o Braga, dois dos candidatos ao título, tiveram um começo conturbado . Enquanto isso, o Porto, que muitos davam como enfraquecido, encontrou um novo fôlego e começou por vencer o primeiro troféu da época. O Sporting, que manteve a base da equipa campeã, é apontado pelas principais casas de apostas em Moçambique como o favorito para revalidar o título.
Sporting CP:
Depois de um ano em que venceu categoricamente, o Sporting vem para esta época com um objetivo claro: o bicampeonato que foge aos leões há mais de 70 anos! Na época passada emergiram figuras como Gyökeres e o moçambicano Geny Catamo, que marcou dois golos no jogo do título, contra o Benfica. Com uma aposta na continuidade e sem grandes alterações ao plantel, o Sporting aparece como o principal favorito a vencer a competição!
Benfica:
O Benfica é o eterno candidato à vitória. Se no início, o favoritismo parecia dividido com o Sporting, após a derrota na primeira jornada, voltaram as dúvidas acerca da equipa. Porém, o campeonato é muito longo, e os encarnados têm grandes ambições. Com bastantes mexidas no plantel, o Benfica quer voltar à dinâmica de vitórias, numa altura em que a administração tem sido algo criticada pelos adeptos.
Porto:
Uma grande mudança abalou o Porto: Pinto da Costa já não é presidente do clube após 42 anos de liderança. Por um lado, os dragões enfrentam dificuldades financeiras e já perderam algumas peças chave, incluindo Sérgio Conceição, o treinador mais titulado da história do clube. Por outro, a Supertaça mostrou-nos o que muitos já sabem – nunca se deve subestimar os Dragões. André Villas Boas, o novo presidente, procura repetir o sucesso que alcançou como treinador do Porto, com ambições de conquistar Portugal e a Europa novamente. Mas será que a sombra de Pinto da Costa será demasiado grande para ultrapassar?
Sporting de Braga:
Nos últimos anos, o Sporting de Braga tem-se intrometido na luta pelo título, crescendo de forma impressionante. Os arsenalistas sonham com o título de campeão, especialmente numa época em que há dúvidas em torno do Benfica e Porto, e com a dificuldade que o Sporting tem tido em manter uma cultura vencedora. Poderá o Braga aproveitar esta conjuntura? Para já, a resposta não foi animadora. Após um empate na primeira jornada, o treinador Daniel Sousa foi despedido, e Carlos Carvalhal, um velho conhecido, é agora a aposta do clube. Será que esta mudança poderá reverter a sorte do Braga e impulsionar o clube para uma temporada histórica?
Com surpresas à espreita desde o início e grandes mudanças nos principais clubes, esta temporada da Liga Portuguesa promete ser uma das mais imprevisíveis dos últimos anos. Conseguirá o Sporting revalidar o título, ou veremos um novo campeão erguer a taça? Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: as emoções estão garantidas!