O novo filme: avião ucraniano foi derrubado pelo Irão por erro, dizem EUA | Jornal Visão

O novo filme: avião ucraniano foi derrubado pelo Irão por erro, dizem EUA

O novo filme: avião ucraniano foi derrubado pelo Irão por erro, dizem EUA

O primeiro-ministro canadiano diz que há provas desta tese e o jornal norte-americano obteve um vídeo que, alegadamente, a demonstra. O avião da Ukraine International Airlines despenhou-se na quarta-feira, em Teerão, matando 176 pessoas. No mesmo dia, duas bases aéreas iraquianas foram atingidas com mísseis iranianos.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse, esta quinta-feira à noite, que as provas reunidas até agora pelo seu Governo indicam que um míssil iraniano provocou a queda do avião da Ukraine International Airlines e que o ataque “pode ter sido não intencional”. O New York Times divulgou um vídeo, obtido em exclusivo, que mostra o momento em que o avião terá sido atingido por um míssil.

O vídeo mostra o avião a ser atingido minutos depois de ter descolado do aeroporto de Teerão. O New York Times verificou a localização em que o vídeo foi gravado e cruzou com dados referentes ao local a partir do qual o transponder (um dispositivo de comunicação electrónico) do avião emitiu o último sinal.

Sem entrar em detalhes, Justin Trudeau avançou, em conferência de imprensa, que, ao que tudo indica, o avião ucraniano foi abatido por um míssil terra-ar. “As evidências reunidas pelos serviços de inteligência [canadianos e aliados] sugerem, de forma clara, uma causa possível e provável para o acidente”, sublinhou.

Para o primeiro-ministro canadiano, as provas de que o Canadá dispõe apenas vêm reforçar a necessidade de uma investigação completa sobre o desastre. “É agora mais importante do que nunca saber exactamente como é que esta tragédia aconteceu. Os canadianos querem respostas. Isso significa transparência, responsabilização e justiça”, concluiu Trudeau.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, também confirmou, horas mais tarde, que existe um “corpo de informação” que indica que o avião ucraniano “foi abatido por um míssil terra-ar iraniano”, disse em comunicado citado pelo Guardian.  Johnson fez ecoar as palavras de Trudeau ao sugerir que o ataque poderá ter sido acidental.

Assinar o Jornal Visão é participar numa comunidade de jornalistas que fazem tudo pelo melhor 

O Visão tem consolidado a sua posição como o jornal Digital mais responsável e Social do país. Todos os meses passam pelo nosso online mais de 70 mil visitantes. Mas não é só a quantidade, é a qualidade de quem nos lê e de quem aqui escreve que tornam o Visão a referência que é. Somos o elo de uma comunidade que quer saber para onde vai e quer poder escolher, em liberdade, o caminho a seguir. Para isso, quem nos lê conta com o nosso jornalismo independente, Social, com a opinião conceituada dos nossos colaboradores e os pontos de vista singulares de cada leitor. Tudo junto, permite a cada um a visão alargada do mundo, em que se alicerçam as melhores decisões.

Ajude esta comunidade a crescer. “Juntos para uma nova visão”

Assine:

Carrinho

 

Ajude-nos a crescer. Sua ajuda conta muito para nó
797

×

Olá!

Envie sua notícia ou informação pelo WhatsApp, é seguro e sigiloso. Pode confiar ou envie-nos um e-mail para redaccao@jornalvisaomoz.com

× REPÓRTER É VOCÊ. ESCREVA-NOS AGORA!
%d bloggers like this: