O trote da lista: por trás de uma “brincadeira”, o racismo estrutural

0
Capa E book O trote da lista

Capa E book O trote da lista

Novela de escritor capixaba fala do sonho de uma jovem do interior em ser médica, mas vê seu sonho destruído por uma “brincadeira” de mau gosto movida por ressentimento e preconceito racial

O escritor Maxwell dos Santos acaba de lançar seu décimo segundo e-book, O trote da lista, que estará disponível para download gratuito em PDF, em https://bit.ly/otrotedalistapdf

A obra é parcialmente baseada na história de Rutineia de Souza, jovem potiguar, de Alto do Rodrigues, que fora enganada pelo “amigo”, na inscrição no SiSU para Medicina.

Sinopse

Aos 17 anos, Leiliane, uma menina preta, mora com a madrinha, após perder a mãe, num acidente de ónibus, em 2007, e o pai estar desaparecido. É uma moça dedicada aos estudos e sonha em ser médica.

Faz o Enem e obtém 880 pontos de média. Por não possuir computador, pede a Tomás um “amigo”, para fazer sua inscrição no Sisu. Movido pela picardia, e a pedido de sua mãe, Débora, Tomás faz inscrição no Sisu em cursos em que Leiliane não deseja, além de gerar um print falso de uma aprovação na Universidade Federal do Espírito Santo, no curso de Medicina.

A mãe de Tomás é uma enfermeira ressentida que não passou em Medicina, além de afirmar que médicos negros não têm credibilidade, ao contrário de médicos brancos. Ela é contra acções afirmativas, é negacionista e anti-vacina, bem como o rapaz.

Iludida com print falso, Leiliane festeja e planeja como assistirá às aulas remotas, já que não tem computador. Por sugestão de amigos, ela grava um vídeo, e o publica nas redes sociais, pedindo ajuda aos internautas para comprar a máquina. Sensibilizados, os internautas doam recursos para que Leiliane compre o PC. No entanto, a moça descobre a farsa de Tomás e fica arrasada.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado