A Selecção Nacional de Xadrez entra com mão esquerda nas olimpíadas ‘online’/FIDE de xadrez, que iniciaram hoje, sexta-feira(27/08/21), com resultados desagradáveis. Alguns xadrezistas enfrentaram problemas com o sinal da ‘internet’, uma das grandes dificuldades em provas de género.
Com grande mérito e na terceira divisão, nas olimpíadas ‘online’ disputadas, nas três primeiras jornadas do certame, o combinado nacional diante da Síria, não conseguiu pontuar. Tendo perdido os seis jogos. O mesmo aconteceu frente a selecção africana do Kenya. Na terceira jornada, um sinal positivo veio a ribalta. Moçambique conseguiu registar as primeiras vitórias no tabuleiro ‘online’ planetário, mas viu obrigado a dividir pontos com a Tunísia, tendo vencido três jogos, dos seis que perfazem uma equipa.
Os xadrezista nacionais que até, então, conseguiram vencer uma partida são os jogadores, Donaldo Paiva, frente ao tunisino Amir Zuabi. Enquanto Wilton Calicoca, actual presidente da Associação Provincial de Xadrez de Sofala, APXS, ganhou Ben Aymen e Ester Melina, venceu Hwass Zaineb.
Amanhã, Sábado, (28/08/21), Moçambique joga mais três jornadas frente às selecções da Tajikistan, Etiópia e Jordão.
As olimpíadas ‘online’ decorrem desde 20 de Agosto com o término agendado para o dia 15 de Setembro do presente ano.
Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique
Subscribe to get the latest posts sent to your email.