Ómicron: Quais são os sintomas desta nova variante da covid-19

0

Na África do Sul, onde foi inicialmente detectada, ela já responde por mais de 90% das novas infecções. Em Londres, no Reino Unido, metade dos casos recém-notificados já são causados pela ómicron.

Dor de garganta, músculos doloridos, principalmente na região da lombar, nariz entupido, problemas estomacais e fezes moles são possíveis sinais da nova variante, indicam dados preliminares
© Fornecido por BBC News Dor de garganta, músculos doloridos, principalmente na região da lombar, nariz entupido, problemas estomacais e fezes moles são possíveis sinais da nova variante, indicam dados preliminares

Algumas constatações já foram feitas, entre as quais a de que a ómicron é significativamente mais contagiosa, mas ainda há muito a ser descoberto sobre essa nova variante.

E quanto aos sintomas?

Em entrevista à BBC, o imunologista e geneticista canadense John Bell, professor de Medicina da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e conselheiro do governo britânico para Covid-19, disse que os sintomas da Ómicron são “diferentes” das cepas anteriores do coronavírus.

Dor de garganta, músculos doloridos, principalmente na região da lombar, nariz entupido, problemas estomacais e fezes moles são possíveis sinais da nova variante.

“Uma das coisas que sabemos é a Ómicron ser bem diferente”, disse ele, acrescentando que a mialgia (dor muscular) é uma “característica distintiva” da Ómicron e que os especialistas em saúde pública não sabiam por quê.

Segundo Bell, dados da África do Sul e do aplicativo Zoe (que ajuda a reunir pesquisas sobre a disseminação e os sintomas da Covid-19 no Reino Unido) mostraram que outros sintomas incomuns da Ómicron incluem “um pouco de mal-estar intestinal, fezes moles”.

“É uma das características mais interessantes. Parece que (a Ómicron) está se comportando de maneira diferente”, disse ele ao programa Today, da BBC 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *