Connect with us

Visão Notícias

Palestras feiras debates e visitas marcaram os 35 anos da segurança social

Published

on

Diversas actividades comemorativas marcaram a passagem dos 35 anos desde a criação do Sistema de Social em , esta Quarta~feira, em todo o país, com destaque para palestras, feiras e visitas sociais.

Assinalada sob o lema “35 anos por uma Segurança Social mais Inclusiva”, a data foi celebrada através de actvidades programas pelas delegações provinciais do INSS, em que, igualmente, se fez a divulgação do sistema, através de debates públicos e palestras junto dos contribuintes e beneficiários, incluindo participação na rádio e na televisão.
Em Tete, a delegação provincial do INSS, em coordenação com o sector da , realizou uma feira de saúde alusiva às comemorações da data, em que participaram mais de 240 pessoas, entre funcionários de diversas instituições, pensionistas do sistema e os trabalhadores por conta própria (TCP).
A feira foi precedida da realização de ginástica aeróbica e, seguidamente, os participantes beneficiaram-se de vários serviços de saúde, nomeadamente a doação de sangue, medição de tensão, glicémia, oftalmologia, entre outros serviços disponibilizados por ocasião das comemorações.
Na província do , o INSS, ainda no âmbito da semana comemorativa dos 35 anos da institucionalização do Sistema de Segurança Social em Moçambique, a delegação distrital do INSS no Lago realizou diferentes atividades, a destacar palestras para a divulgação do sistema junto dos contribuintes e beneficiários, uma visita aos Serviços Distritais de Planificação e Infra-estruturas. Participaram nas comemorações outras instituições públicas, com destaque para as entidades de licenciamento de actividades e serviços, casos do SDAE e da Autoridade Tributária.
Enquanto isso, a delegação provincial do INSS em Inhambane realizou um seminário para a divulgação do da Segurança Social Obrigatória (RSSO) aos TCP, durante o qual foi feita uma retrospectiva do sistema de segurança social, desde a sua criação até ao presente momento. Na ocasião, a delegada provincial da instituição, Rabia Abacar, fez uma abordagem sobre a expansão do sistema em Inhambane, tendo sublinhado que o evento visava sensibilizar esta classe de trabalhadores, por forma a aderir ao sistema de segurança social, para garantir a sua subsistência no futuro. O seminário teve a participação de pouco mais de 100 trabalhadores, dos quais 86 médicos tradicionais. Esta actividade resultou na recolha de documentação de 24 trabalhadores, para efeitos de inscrição.
Já em , as comemorações do 35º aniversário da institucionalização da segurança social obrigatória em Moçambique teve como epicentro a vila municipal de Marromeu, norte da província, que foram lideradas pela directora dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho em Sofala, Nazarete Reginaldo, envolvendo mais de 100 participantes, com destaque para os membros do , representantes de empresas públicas e privadas, membros do conselho de representação de mercados da vila de Marromeu e os .
Nazarete Reginaldo, falando na ocasião, em representação do Conselho de Representação do Estado na Província de Sofala, apontou a efeméride como um momento de reflexão sobre o percurso e os avanços registados na nobre missão de assistir os trabalhadores e a sua família, avançando que a expectativa do governo, é de ver a materialização dos objectivos do INSS, que visa garantir a subsistência material e a social dos trabalhadores vinculados ao sistema, nas situações de falta de capacidade para o trabalho e na velhice, bem como a sobrevivência dos seus dependentes, em caso de morte, contribuindo, deste modo, na promoção do e social do nosso país.
Neste contexto, a directora dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho na província de Sofala apelou a todos aqueles que já se encontram inscritos no sistema e os que ainda vão fazê-lo, a canalizarem, com regularidade, as suas contribuições ao INSS, pois é só assim que se pode garantir o acesso ou a atribuição dos benefícios a que têm direito. Ainda durante as comemorações em Marromeu, foram premiados 7 contribuintes entidades empregadorase trabalhadores por conta própria, que se destacaram em termos de boas práticas na remessa de contribuições ao sistema.

Advertisement

Related Posts

Continue Reading
Advertisement