Ícone do site Jornal Visão Moçambique

PANDORA PAPERS: Uma caixa de “Pandora” onde pode-se conhecer todos os esquemas de corrupção dos líderes mundiais

Pandora Pappers

Pandora Pappers

No Quénia, o presidente Uhuru Kenyatta se retratou como inimigo da corrupção. Em 2018, Kenyatta disse à BBC: “Os bens de todos os funcionários públicos devem ser declarados publicamente para que as pessoas possam questionar e perguntar: o que é legítimo?”

Ele ficará sob pressão para explicar por que ele e seus parentes próximos acumularam mais de US $30 milhões em riqueza offshore, incluindo propriedades em Londres. Kenyatta não respondeu a perguntas sobre se a riqueza de sua família foi declarada às autoridades competentes no Quénia.

Os jornais da Pandora também revelam algumas das repercussões invisíveis de vazamentos offshore anteriores, que impulsionaram reformas modestas em algumas partes do mundo, como o BVI, que mantém agora um registo dos verdadeiros proprietários das empresas ali registadas. No entanto, os dados recém-vazados mostram que o dinheiro está sendo transferido para destinos offshore, à medida que clientes ricos e seus consultores se ajustam às novas realidades.

Alguns clientes da Mossack Fonseca, o agora extinto escritório de advocacia no centro das divulgações dos documentos do Panamá de 2016, simplesmente transferiram suas empresas para fornecedores rivais, como outro fideicomisso global e administrador corporativo com um grande escritório em Londres, cujos dados estão no novo tesouro de arquivos vazados.

Questionado sobre por que estava migrando para a nova empresa, um cliente escreveu sem rodeios: “Decisão empresarial de sair após os papéis do Panamá.” Outro agente disse que a indústria sempre se “adaptou” às pressões externas.

Alguns arquivos vazados parecem mostrar algumas pessoas do sector tentando contornar as novas regulamentações de privacidade. Um advogado suíço se recusou a enviar por e-mail os nomes de seus clientes de alto valor a um provedor de serviços nas Ilhas Virgens, seguindo a nova legislação. Em vez disso, ele os enviou por correio aéreo, com instruções estritas de que não deveriam ser processados ​​de nenhuma forma “electrónica”. A identidade de outro beneficiário foi compartilhada via WhatsApp.

“O objectivo desta forma de proceder é permitir que você cumpra as regras das BVI”, escreveu o advogado. Referindo-se a Mossack Fonseca, o advogado acrescentou: “Você é obrigado a manter sigilo para nossos clientes e a não tornar viável uma segunda história de‘ papéis do Panamá ’que aconteceu com um de seus concorrentes”.

Gerard Ryle, o director do ICIJ, disse que os principais políticos que organizam suas finanças em paraísos fiscais têm uma participação no status quo e provavelmente são um obstáculo para a reforma da economia offshore. “Quando você tem líderes mundiais, quando você tem políticos, quando você tem funcionários públicos, todos usando o sigilo e todos usando este mundo, então eu não acho que veremos um fim nisso.”

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile