Paralisações no fornecimento de gás na Rússia estimulam a corrida da Europa por novas fontes de energia

0
Photo Illustration: Laura Kammermann

Photo Illustration: Laura Kammermann

Autoridades europeias dizem que o Kremlin está a recusar vender o gás para a Polónia e a Bulgária, alertando deste modo outros países a não impor embargos ou fornecer armas a Ucrânia

Segundo escreve o The Wall Street Journal, a Rússia está a reorientar a sua ofensiva na Ucrânia na região de Donbas, após reveses em Kiev e outras cidades do norte, onde foi frustrada no ar e no solo. Mas especialistas militares dizem que a paisagem do leste pode ser vantajosa para Moscovo. 

À medida que a guerra na Ucrânia se intensifica, uma batalha energética está a se espalhar pela Europa, e alguns países estão numa corrida para substituir os combustíveis fósseis russos, enquanto Moscovo corta o fornecimento de gás para algumas nações e ameaça outras com o mesmo.

A União Europeia prometeu na quarta-feira continuar a eliminar gradualmente as compras de gás russo, apoiar os países afectados pelas contramedidas russas e acelerar a mudança para energia renovável em resposta à decisão da Rússia de interromper os fluxos de gás para a Polónia e a Bulgária.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *