Autoridades europeias dizem que o Kremlin está a recusar vender o gás para a Polónia e a Bulgária, alertando deste modo outros países a não impor embargos ou fornecer armas a Ucrânia
Segundo escreve o The Wall Street Journal, a Rússia está a reorientar a sua ofensiva na Ucrânia na região de Donbas, após reveses em Kiev e outras cidades do norte, onde foi frustrada no ar e no solo. Mas especialistas militares dizem que a paisagem do leste pode ser vantajosa para Moscovo.
À medida que a guerra na Ucrânia se intensifica, uma batalha energética está a se espalhar pela Europa, e alguns países estão numa corrida para substituir os combustíveis fósseis russos, enquanto Moscovo corta o fornecimento de gás para algumas nações e ameaça outras com o mesmo.
A União Europeia prometeu na quarta-feira continuar a eliminar gradualmente as compras de gás russo, apoiar os países afectados pelas contramedidas russas e acelerar a mudança para energia renovável em resposta à decisão da Rússia de interromper os fluxos de gás para a Polónia e a Bulgária.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.