PERICOM NA ZAMBÉZIA PODE ENFRENTAR DIAS PIORES COM A MORTE DE ABDUL CARIMO SEU ANGARIADOR INTERNACIONAL » Província » Jornal Visão

PERICOM NA ZAMBÉZIA PODE ENFRENTAR DIAS PIORES COM A MORTE DE ABDUL CARIMO SEU ANGARIADOR INTERNACIONAL

O Sentimento de dor e condolências foi manifesto nesta quarta-feira na cidade de Quelimane, Província da Zambézia num encontro de avaliação das actividades daquela agremiação desde a inauguração da nova sede naquela região do país.

O Vice-delegado provincial da PERICOM na Zambézia Padre Onório Simão, revelou que o trabalho da organização que representa esteve concentrado após a inauguração da Sede em apresentar o novo projecto de cinco anos às instituições do governo a nível dos quatro distritos(Mocuba, Ile, Morrumbala e Lugela) onde operam sendo que estão ligados a área da saúde.

Simão, avançou que após a apresentação do projecto seguiu-se aos ensaios de instrumentos que serão usados durante a execução do projecto onde em Mulevala mantiveram um diálogo com adolescentes e jovens afim de explanar o que realmente será feito nos próximos cinco anos do projecto a ser realizado em parceria com o Ministérioda Saúde.

“Através de cartazes para ver se vão de acordo com as necessidades dos adolescentes e jovens, recebemos algumas correcções e avertências e de seguinda mandamos para Maputo afim de serem rectificados”, falou Simão.

O Vice-delegado da PERICOM Plataforma Inter Religiosa de Comunicação para Saúde, avançou ainda que foram desenvolvidas algumas acções formativas a três teólogos durante cinco dias(08 à 12 de Março de 2021) em quatro áreas temáticas sendo Malária, HIV, SMI e Nutrição.

“Nos quatro distritos onde fomos apresentar o projecto iremos trabalhar em matérias de HIV-SIDA em termos de sensibilização da comunidade a aderir ao Teste e a atenção aos que já desistiram do TARV para que tenham a consciência do impacto desta doença”, explanou o Padre.

À semelhança do HIV, sobre a Malária o PERICOM na Zambézia fará o trabalho de sensibilização das comunidades para a prevençaõ usando correctamente a rede mosquiteira e a dirigir-se às unidades sanitárias em caso de sintomas da doença bem como a manutenção da Higiene caseira na eliminação de pequenos charcos provocados pelas chuvas e limpeza do capim ao redor das casas.

EM relação a Saúde Materna-Infantil o Padre Onório Simão, revelou que sua organização faz o trabalho de sensibilização para as mulheres dirigirem-se a unidade sanitária logo que se aperceberem de uma gravidez de modo a tomarem as vacinas correctamente na companhia dos seus esposos.

A província da Zambézia que uma das maiores produtoras de alimentos do país através da agricultura tem muito a aproveitar em matérias de nutrição e a PERICOM nos próximos anos vai dedicar-se à sensibilização das comunidades sobre dicas de uma alimentação saudável e que as comunidades não aproveitem apenas seu excedente para comercializar.

A escolha dos quatro distritos é baseada nas condições que este apresentam de acordo com a avaliação feita pelo MISAU também porque os fundos não conseguiriam abarcar toda província.

Simão relatou que foram formadas 80 pessoas sendo 20 por distrito onde foram apurados 15 onde ficaram com o número final de 60 formados entre líderes religiosos e voluntários que vão trabalhar directamente com as comunidades através de sermões e diálogos para a mudança de comportamento, usando o SAF ou simplesmente Saúde pela Fé.

A PERICOM é uma organização composta por Cristãos, Muçulmanos, Indus e Bahais.

46

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: