Inteligência Artificial
PMEs digitais moçambicanas poderão aceder a financiamento milionário através do projecto Conecta

Pequenas e médias empresas (PMEs) nacionais que operam em plataformas digitais vão poder beneficiar de financiamentos até 18 milhões de meticais, no âmbito do projecto “Conecta”, uma iniciativa financiada pelo Banco Mundial, que visa estimular o acesso ao mercado e consolidar o ecossistema digital em Moçambique.
A iniciativa, que surge como resposta à crescente relevância do sector digital na economia nacional, privilegia a inovação técnica, a aplicabilidade prática das soluções propostas e o impacto directo nas comunidades. O processo de selecção será altamente competitivo: apenas cinco empresas serão contempladas, recebendo subvenções que variam entre 100.000 e 300.000 dólares norte-americanos.
Além do financiamento, o projecto oferecerá capacitação estratégica aos gestores das PMEs, dotando-os de competências em gestão de negócios, planeamento, escalabilidade e inovação tecnológica. Esta componente formativa visa garantir que os fundos atribuídos se traduzam em crescimento sustentável, criação de emprego qualificado e inserção efectiva no mercado nacional e regional.
Com esta aposta, o Governo e o Banco Mundial reconhecem a capacidade transformadora das novas tecnologias, colocando as PMEs digitais no centro das estratégias de diversificação económica e inclusão financeira. O projecto “Conecta” configura-se, assim, como uma alavanca para o empreendedorismo digital nacional, num contexto onde o acesso ao capital continua a ser uma das principais barreiras ao florescimento do sector privado.