CAPA
Políticos falam: “Encontro entre Presidente da República e Venâncio Mondlane sinaliza esperança para a estabilidade e diálogo em Moçambique”

Um encontro recente entre o Presidente da República e o antigo candidato presidencial Venâncio Mondlane está a ser amplamente considerado como um sinal promissor de diálogo e potencial estabilidade em Moçambique.
O comentarista político Massango, no programa “Sucesso Notícias”, analisou as reacções políticas em torno deste encontro, descrevendo-o como uma “boa-nova” e um indicativo de que os políticos podem deixar de lado as suas diferenças em prol do interesse maior da estabilidade e da boa convivência entre os moçambicanos.
Massango salienta que esta iniciativa de diálogo com o Presidente da República já vinha a ser referenciada há algum tempo. Houve uma fase inicial em que a postura de Mondlane era vista como irrelevante, mas agora se avança para uma nova etapa, onde o próprio presidente manifestou a intenção de se abrir mais à sociedade civil e outras forças vivas, contexto em que se enquadra a participação de Venâncio Mondlane. Este encontro é considerado muito importante para acalmar os ânimos num cenário político marcado por posições extremas.
Um sinal encorajador da frutividade do encontro foi o reconhecimento de Daniel Chapo como chefe de governo e Presidente da República por parte de Venâncio Mondlane. Este reconhecimento inicial sugere que a conversa decorreu num ambiente saudável. O anseio geral é que os políticos busquem consensos para trazer estabilidade e impulsionar o país rumo ao progresso. Se o Presidente da República considerou este o momento oportuno para interagir com Venâncio Mondlane, então é fundamental oferecer apoio e encorajamento a esta iniciativa.
Nesse sentido, é importante que a sociedade compreenda que barricadas e violência não são o caminho para resolver problemas. Os esforços dos políticos na busca por consensos devem ser acompanhados por um sinal positivo da população e da comunidade, para que o país encontre o rumo certo. O apelo é para encorajar o Presidente, Venâncio Mondlane e todas as outras forças vivas da sociedade a continuarem a dialogar, reflectir e discutir o futuro de Moçambique.
A população moçambicana é chamada a parabenizar este encontro, que era requerido por muitos, especialmente após as eleições de 9 de Outubro do ano passado, que colocaram em causa a estabilidade do país. Várias vozes sociais, políticas, económicas e académicas clamavam por este encontro. A concretização deste momento é vista como um renascimento da esperança dos moçambicanos na busca pela paz e estabilidade. Venâncio Mondlane é reconhecido como o segundo candidato mais votado, o que lhe confere um protagonismo político relevante neste momento.
Na perspectiva de Massango, este encontro pode trazer mudanças significativas, nomeadamente na reactivação do tecido empresarial nacional e na atenção aos cidadãos desempregados. A iniciativa surge num contexto inesperado, mas é considerada pertinente para evitar a continuidade de problemas como matanças, desrespeito aos direitos humanos e fome, que são reflexo da instabilidade. A crença popular de que “é só conversar com os homens se entendem” ressalta a importância do diálogo entre o Presidente e Venâncio Mondlane como uma janela de esperança para a resolução de diversos problemas do país.
Contudo, permanece a questão de como Venâncio Mondlane conduzirá este diálogo, considerando a sua reivindicação de vitória eleitoral face a um presidente já empossado e as alegações de fraude eleitoral. Há uma expectativa para os encontros subsequentes que deverão apresentar factos e um documento oficial para a resolução destas questões. Apesar das incertezas, há uma felicitação e uma esperança de que este encontro não seja apenas uma formalidade (“mais um café, mais uma fotografia, mais uma capa de jornal”), mas que traga resultados tangíveis para a resolução de problemas como o emprego juvenil, a habitação, a qualidade do ensino e o pagamento de salários e horas extras aos profissionais de diversas áreas públicas.
É visto como bom senso que, neste momento em que decorre um diálogo político interpartidário com nove partidos, o diálogo iniciado com Venâncio Mondlane contribua para a paralisação de manifestações e distribuições, pois o que se pretende são estes elementos importantes. A análise conclui com um sentimento de optimismo e a esperança de que o país retome o seu desenvolvimento económico.