POPULARES EVITAM DETENÇÃO ARBITRÁRIA DO JORNALISTA DO JORNAL VISÃO | Jornal Visão

POPULARES EVITAM DETENÇÃO ARBITRÁRIA DO JORNALISTA DO JORNAL VISÃO

POPULARES EVITAM DETENÇÃO ARBITRÁRIA DO JORNALISTA DO JORNAL VISÃO

POPULARES EVITAM DETENÇÃO ARBITRÁRIA DO JORNALISTA DO JORNAL VISÃO – Mais de 50 cidadãos abortaram na tarde deste domingo (30), no bairro de Bagamoio na cidade de Maputo a tentativa de Detenção arbitrária do Jornalista Manuel Henrique, pertencente a este órgão de informação.

Tudo aconteceu por volta das 16 horas, quando o Jornalista se fez ao local para fazer a cobertura de um conflito entre populares e agentes da Polícia da República de Moçambique. A polícia ao se aperceber da presença da nossa equipe de reportagem, foi ao encontro e agrediu o Jornalista que registrava o conflito. Um dos agentes pegou o jornalista pela gola da camisa e tentou introduzi-lo na viatura da corporação.

OS AGENTES CONSUMIAM BEBIDAS ALCOÓLICAS

A confusão entre a população e os agentes da PRM deve-se a tentativa de extorsão a um cidadão que consumia bebida alcoólica. O cidadão ao recusar-se a pagar um certo valor monetário para ser solto, os agentes optaram em prendê-lo e introduzi-lo à sua viatura. Eis que a confusão se levanta devido a fúria popular, pois os mesmos agentes que pretendiam prender o cidadão em causa também estavam a consumir bebidas alcoólicas em serviço.

A população começou a intervir, exigindo que os agentes da PRM deixassem o cidadão porque eles também estiverem a cometer o mesmo erro. Entretanto, com a chegada da equipe de Jornal Visão a confusão tomou outro rumo, onde mais de 50 cidadãos envolveram-se. Ao Jornal Visão vários cidadãos afirmaram que os agentes estavam no Bagamoio de trabalho mas também a consumir bebidas alcoólicas e tentaram extorquir um cidadão.

Estes agentes encontraram um cidadão a beber uma cerveja, tentaram-lhe extorquir e ele não cedeu. Como forma de intimidá-lo lhe levaram para a viatura e nós recusamos porque a polícia também estava a beber. Porque o cidadão deve ir preso por beber uma cerveja e a polícia não, questionamos. Eles estão cheios de garrafas ali no carro, mas como o cidadão não aceitou dar dinheiro lhe prenderam”, disse um cidadão em meio ao conflito.

O Jornalista do Jornal Visão foi agredido pelo agente da polícia quando fazia imagens das garrafas de bebidas alcoólicas na Viatura da polícia. Na viatura da Marca Mahindra com a chapa de matrícula PRM-12-16, sob o camando do Sob-Inspector Luís Inácio continha no seu interior garrafas de diversas marcas de bebidas alcoólicas como 2M, Manica e Henikhen. Os cidadãos que viram os agentes a consumir bebidas gritavam no momento que os agentes levam a força o cidadão que também consumia uma cerveja que estes não devem. No meio à confusão a nossa equipe com ajuda de populares obteve imagens.

Um dos agentes ao se aperceber que o jornalista havia feito as imagens que sustentam a denúncia da população, tentou sem sucesso levar Manuel Henrique a viatura. A população rebelou-se ao ver o jornalista a ser agredido e levado a viatura, onde viveu-se um momento intenso de medição de forças entre ambas as partes. Enquanto um grupo de cidadãos tentava assegurar que o jornalista não fosse detido, um dos agentes tirou chamboco e tentou intimidar a população. Este gesto do agente deixou a população mais furiosa e cada vez mais, chegavam mais cidadão para aumentar o número dos manifestantes contração a acção policial.

Segundo alguns comerciantes de Bagamoio, as extorsões e intimidação de cidadãos por parte de agentes da polícia naquele local tem sido frequentes. Para alguns comerciantes venderem bebidas alcoólicas no período vedado para tal, devido ao Estado de Emergência a polícia faz se a aquele local para cobrar uma taxa. Por este motivo é possível encontrar estabelecimentos que comercialização bebidas alcoólicas e com aglomerações no período de Estado de Emergência.

Ajude-nos a crescer. Sua ajuda conta muito para nó
167

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “POPULARES EVITAM DETENÇÃO ARBITRÁRIA DO JORNALISTA DO JORNAL VISÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Envie sua notícia ou informação pelo WhatsApp, é seguro e sigiloso. Pode confiar ou envie-nos um e-mail para redaccao@jornalvisaomoz.com

× REPÓRTER É VOCÊ. ESCREVA-NOS AGORA!
%d bloggers like this: