Portugal entra na lista dos países com mais idosos no mundo | Jornal Visão

Portugal entra na lista dos países com mais idosos no mundo

Portugal é o quinto país no mundo e o terceiro no continente europeu composto maioritariamente por idosos. Nascem cada vez menos bebes, o que quer dizer que cada casal tem em média 1,4 filhos.

Especialistas são unânimes em fazer análise sobre a situação, é o caso do antropólogo José Sobral que falando a RTP, salienta que que estes números se devem a questões relacionadas a natureza estrutural. A fonte avança ainda que, tem a ver com a recaída económica e dos recursos do Estado português, debilidade de políticas públicas, incentivo a natalidade e que possam contrariar a tendência.

Actualmente, Portugal enfrenta o desafio de ter que rever as consequências que geram a baixa natalidade, desde a debilidade económica, politica, a natureza do assunto e entre outros factores. Por sua vez, o sociólogo Pedro Gois afirma que é necessário que se aprenda a conviver com todos e uns com os outros, tendo maioritariamente mais velhos e menos jovens que possam cuidar dos idosos.

De acordo com o site dinheirovivo.pt, citado pela pesquisa euromonitor internacional Japão, Itália, Grécia, Finlândia e Portugal este é o ranking dos cinco países mais envelhecidos do mundo, onde Portugal entra pela primeira vez em substituição da Alemanha na igual posição.

Os dados das Nações Unidas também, avançam que ate 2030 Portugal vai ocupar o ranking da terceira posição como o país mais envelhecido do planeta, onde antecederá Japão e Itália. A população Portuguesa poderá registar uma idade media de 50,2 anos contra os 50,8 anos dos Italianos e os 51,5 anos dos japoneses.

De realçar que, há mais de quarenta anos Portugal já foi o país menos envelhecido da Europa, em 2011 entrou no ranking dos países com mais idosos do mundo, e actualmente, o número de pessoas compreendidas entre os 15 a 16 anos de idade é inferior com idade igual ou superior a 65 anos.

Ajude-nos a crescer. Sua ajuda conta muito para nó
143

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Envie sua notícia ou informação pelo WhatsApp, é seguro e sigiloso. Pode confiar ou envie-nos um e-mail para redaccao@jornalvisaomoz.com

× REPÓRTER É VOCÊ. ESCREVA-NOS AGORA!
%d bloggers like this: