Sofala
Pragas devastam Sofala: Sete Mil Hectares perdidos na produção agrícola

A província de Sofala enfrenta uma grave ameaça à sua produção agrícola devido à ação de pragas, que já destruíram mais de sete mil hectares de terra cultivada. Desde Janeiro deste ano, os distritos de Machanga, Búzi e Caia têm sido severamente afectados pela invasão de lagartas, especialmente nas culturas de milho e arroz.
As zonas de planícies e as baixas ribeirinhas, como o Vale do Rio Búzi e a Bacia do Save, estão entre as mais atingidas, com cerca de 4.000 hectares já comprometidos.
Além da lagarta invasora, outras pragas recorrentes, como a lagarta-do-funil do milho e o gafanhoto elegante, também têm gerado estragos, elevando o total de hectares afectados para 7.074. Em resposta a essa crise, o Conselho Executivo de Sofala iniciou a distribuição de 100 litros de pesticida, na esperança de salvar o que resta das colheitas.
Com a chegada de chuvas mais moderadas, as pragas podem se expandir ainda mais, ameaçando as metas agrícolas da província, que pretendia produzir mais de 3,6 milhões de toneladas de culturas diversas em uma área de 380.000 hectares.