Educaçã

PREPARAÇÃO DE AULAS FACE À COVID-19: MINEDH ENTREGA TABLETS AOS PROFESSORES

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano entregou na manhã desta Quinta-feira ‘tablets’, adquiridos com o apoio do (UNICEF) que irão ajudar os professores na preparação de aulas face à pandemia da covid-19 que assola o país em particular desde Março de 2020 e o mundo desde Dezembro de 2019.

O trabalho de realização e preparação de aulas com uso dos ‘tablets’ poderá diminuir as dificuldades que os professores passam no momento da passagem do aprendizado aos alunos no contexto da Pandemia da Covid-19 em Moçambique.

No âmbito dos esforços para a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem e de gestão do Sistema Educativo bem como cumprindo o Plano Estratégico da Educação 2020–2029 e do Plano Tecnológico da Educação, lançado em 2019, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano quer servir-se das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC) para prover um acesso ao conhecimento com qualidade e melhorar a gestão integrada do Sistema Educativo, alinhando-se em resposta aos desafios do sector, impostos pelas guerras, catástrofes, desastres naturais e até pela Pandemia da Covid-19.

Refira-se que segundo a Política para a Sociedade da Informação aprovada em 2018 pelo Conselho de Ministros e o respectivo Plano Estratégico prevê o apetrechamento em meios tecnológicos de comunicação bem como o apoio aos professores no acesso à informação e ao conhecimento, indispensáveis para qualquer sociedade.

Durante a cerimónia de entrega do material aos professores, Carmelita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, reforçou que o Governo investe gradualmente na melhoria das condições de aprendizagem sendo que, para tal, são formados professores para responderem às exigências actuais bem como na construção e reconstrução de infra-estruturas, apetrechar as salas de aulas com mobiliário e recursos didácticos básicos como livros, kits laboratoriais, material informático e bibliotecas.

“Porém, estamos cientes que o desafio de prover mais e de forma abrangente e equitativa as condições de aprendizagem para todos os alunos, continua um desafio”, refere Namashulua.

Aquela dirigente lembrou que “A educação é tarefa de todos, por isso que mesmo no acto da entrega do material aos professores há apoio do (UNICEF). Os professores que receberam os ‘tablets’ estão envolvidos nos programas de Telescola e Radioescola e são entregues o material em reconhecimento do seu abnegado empenho, para que continuem a dar aulas virtuais e ajudar as crianças a aprender de forma diversa.

“Portanto, os ‘tablets’ oferecidos devem servir de material didáctico do professor na preparação das suas aulas, o que reforça o grande empenho do Governo, de continuar a alargar o acesso à educação de qualidade a todos os moçambicanos”, disse a Ministra.

A fonte, disse também que as tecnologias de informação e comunicação devem ser usadas de forma criativa e inovativa pelos professores e alunos, partilhando as experiências pedagógicas, informação relevante entre os professores, alunos e mesmo entre professores e pais ou encarregados de educação, de modo a melhorar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem.

Carmelita Namashulua, referiu também durante o evento da condecoração pelo Presidente da República Filipe Nyusi, dos professores, João Carlos Sapatinha e Joana Luís Mabote, o que segundo a Governante representa um orgulho à classe chamando aos outros professores para se inspirarem na dupla.

“No contexto da actual conjuntura imposta pela Covid-19, devemos constantemente nos adaptar e consolidar todas as formas de ensino não presencial, através de livros, fichas de exercícios, radiocomunitárias e outros meios. O ensino à Distância é o futuro”, disse Namashulua.

A peloura da pasta de Educação e Desenvolvimento Humano, reforçou o apelo de que o material oferecido deve trazer uma dinâmica nas aulas que são leccionadas através de artefactos tecnológicos e só assim estarão os educadores a valorizar o esforço empreendido pelo Governo e parceiros.

Redacção do Jornal Visão

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Recent Posts

O  Barcelona está por um fio na liga Europa

O  Barcelona está por um fio na liga Europa. Se não ganhar o último confronto…

8 horas ago

Empresários Europeus já investiram mais de 60 biliões de dólares em Moçambique

Países como Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Suécia, França e Finlândia, figuram como os que mais…

5 dias ago

A partir de Moçambique: GALP reforça o fornecimento Gás de Petróleo Liquefeito na SADC

Esta garantia surge do investimento feito pela GALP Moçambique num montante de 12 milhões de…

5 dias ago

PARA NÃO FICAR NA SOLIDÃO no fim do mandato na FEMATRO: Castigo Nhamane e seus comparsas surripiam presídio da COOPTRAB

O actual Presidente da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários(FEMATRO), Castigo Nhamane junto do…

5 dias ago

Polícias Guineenses recebem formação da INTERPOL em combate ao tráfico de armas de fogo e crimes associados

Realiza-se, entre os dias 24 e 26 de Novembro, em Bissau, o Curso de Formação…

7 dias ago

NA ZAMBÉZIA: Inaugurado Gabinete Central de Combate a Corrupção

A infra-estrutura foi Inaugurada pela Secretária de Estado, Judith Mussácula, nesta terça-feira, 23, na capital…

1 semana ago