Nacional
Presidente da República recebe pepresentantes da ONU e do PMA para discutir Crise Humanitária que afecta mais de 5 milhões de moçambicanos
O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu Joyce Msuya da ONU e Karl Skam do PMA para discutir a grave crise humanitária em Moçambique. O encontro reafirmou o compromisso de apoio das agências internacionais e a necessidade de mobilização de recursos para enfrentar a insegurança alimentar no país.

O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu, nesta terça-feira, a Secretária-geral adjunta e coordenadora adjunta de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Joyce Msuya, e o Director Executivo adjunto do Programa Mundial para Alimentação (PMA), Carl Skau. O encontro teve como objectivo discutir a crise humanitária em Moçambique e reforçar o compromisso das agências internacionais em apoiar o novo governo moçambicano.
Joyce Msuya sublinhou a importância da visita para sensibilizar a comunidade internacional sobre a gravidade da situação. “Existem 5 milhões de pessoas que necessitam de assistência”, destacou. Durante a audiência, Msuya reafirmou o compromisso das Nações Unidas em colaborar com o governo moçambicano na prestação de ajuda humanitária, enfatizando a necessidade de alinhar esforços internacionais às prioridades nacionais.
Um, acabámos de ter o privilégio de nos encontrar com sua excelência, o presidente. Discutimos três coisas. Uma, os objectivos da nossa visita a Moçambique, que é realmente focar na crise humanitária neste país. Existem 5 milhões de pessoas que precisam de assistência. Dois, viemos reafirmar o nosso compromisso de apoiar o novo governo no serviço aos moçambicanos, no fornecimento de assistência para salvar vidas. Mas igualmente importante, queríamos entender quais são as prioridades do seu governo para podermos alinhar os nossos objectivos”.
Carl Skau, por sua vez, deu os parabéns ao Presidente Chapo pela sua recente eleição e ressaltou o compromisso do PMA em apoiar as prioridades do governo, incluindo a melhoria do programa de alimentação escolar. Skau também abordou a necessidade de mobilização de recursos para enfrentar a insegurança alimentar, destacando a importância de parcerias estratégicas para ampliar a assistência humanitária no país.
Quero felicitar-lhe pela presidência, mas também afirmar o nosso compromisso em apoiar as suas prioridades. Vimos o plano dos 100 dias e entre essas prioridades está a melhoria do programa de alimentação escolar, que também é uma prioridade para o nosso programa. Vamos ver como podemos apoiar nessas prioridades, mas também discutimos a necessidade de mobilizar recursos suficientes para atender a todas as prioridades do governo e vamos ver como podemos apoiar esses esforços. Foi uma grande reunião. Estamos inspirados pela sua liderança e, a partir daqui, vamos ver como podemos apoiar o povo moçambicano, principalmente na área de segurança alimentar. O problema da fome é grande, 5 milhões de pessoas, e vamos ver como podemos aumentar o nosso trabalho aqui, trabalhando com as autoridades locais e o povo moçambicano.
O Presidente Chapo expressou gratidão pelo apoio das Nações Unidas e do PMA, reconhecendo a relevância da cooperação internacional no combate à crise humanitária. A visita dos representantes da ONU e do PMA enfatiza a necessidade de novas iniciativas de cooperação e mobilização de recursos para enfrentar os desafios que Moçambique enfrenta.