Ícone do site Jornal Visão Moçambique

Prevenção da Malária: Pulverização Domiciliária Inicia em Outubro Próximo

Cerca de 7.000.000 milhões de habitantes serão abrangidos pela Campanha intradomiciliar contra a Malária no país em outubro próximo, a atividade inclui quatrocentos mil ruseadores que vão beneficiar de formação entre os meses de Agosto e Setembro.
É uma acção para o combate ao mosquito causador da malária que mata no país, cerca de 400.000 mil pessoas no país, a campanha está prevista para outubro deste ano, no momento o ministério da saúde aguarda pela chegada do insecticida e a aquisição de equipamentos para os ruseadores que depois de selecionados vão beneficiar de formação em Agosto e setembro próximo.

” nós vamos envolver cerca de quatro mil ruseadores e nós vamos proteger cerca de 7 biliões de habitantes, os custos normalmente da pulverização dependendo dos distritos um e outro distrito variam de um milhão e meio a 2 milhões de Meticais” Disse Baltazar Candrinho Director do Programa Nacional de Combate a Malária.

O Titular da Pasta diz que as ações de pulverização têm sido desafiadas de cheias e inundações. “Estas mudanças climáticas vão nos obrigar a ter que ajustar o nosso calendário tentar reduzir o que fazíamos em em 2 anos vamos ter que fazer em 3 anos, o que começamos em outubro provavelmente vamos ter que começar em novembro, mais isso tudo carece de evidências de análises com outros sectores, assim que tivermos alguma informação suficiente para podermos tomar alguma decisão”.Disse Baltazar Candrinho Director do Programa Nacional de Combate a Malária.

Informação avançada em junho passado na localidade de Machiana no Distrito da Manhiça, nas Celebrações dos 25 anos do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM).
” Gostaríamos de ter o centro de investigação em cada uma das províncias, e mesmo assim cada uma das províncias e bastante extensa os seus problemas e sempre está lá o desafio humano e material” Disse Leonardo Simão Presidente da Fundação da Manhiça. 

Atualmente, além de Maputo, o CISM encontra-se Representado em outros pontos do país como Gaza Inhambane e Zambézia, o Centro Dedica se em Investigação de Doenças transmissíveis, como malária HIV SIDA Tuberculose e Doenças bacterianas

Author: Arson Armindo

Sair da versão mobile