PROBLEMAS DE ÁGUA COM DIAS CONTADOS NO DISTRITO DE MAGUDE

PROBLEMAS DE ÁGUA COM DIAS CONTADOS NO DISTRITO DE MAGUDE – O Distrito de Magude na Província de Maputo, está enfrentar problemas graves no fornecimento de água potável devido a seca que influencia no abastecimento de água naquele distrito que durante meses nas suas torneiras não jorra nenhuma gota. Natália Banze, Directora do Serviço Distrital de Planeamento e Infra- Estruturas (SDPI) a nível daquele distrito, em entrevista à nossa reportagem, disse que trabalho árduo está sendo levado a cabo de modo que num futuro breve consiga-se abranger a maior parte do distrito com o fornecimento de água. “Magude é um Distrito semiárido, com fortes problemas de falta de água nas zonas rurais, devido a poucas condições favoráveis para a construção de furos, pois a maioria de extensões de terra as condições geográficas e hidrológicas apontam a existência do alto teor de sal”, disse Natália Banze.

A Directora avançou ainda que, devido a estes factores, seca e estiagem que assolaram Magude nos anos 2015/16, governo junto com parceiros desenhou um plano para a construção de furos multifuncionais e transformar alguns existentes com a boa qualidade de água para o consumo em multiusos que até o momento o distrito conta com cerca de 16. Com vista a responder os problemas da população, fez-se um estudo que se insere no plano das opções tecnológicas que consiste na construção de reservatórios escavados com uma capacidade de encaixe de 25.000 metros cúbicos.

De acordo com a Directora do SDPI, são reservatórios que funcionam através da água de chuva de forma a colmatar o problema. Se chovesse durante uma semana o distrito ficará satisfeito pois é com esse líquido que a comunidade residente sobrevive e esse recurso precioso é necessário para o bem-estar da população. Mahel, Panjane e Motaze são alguns bairros que são beneficiados com este projecto e que o prazo para entrega deste empreendimento está previsto para o dia 15 de Dezembro próximo. Cinco bairros terão corrente elétrica em Magude Muitos são os bairros que estão às escuras em Magude mas nem com isso o Administrador local junto do departamento que zela por esta área deixou de trabalhar de modo a iluminar todo distrito, porém com a falta de fundo monetário o desejo parece estar fora dos planos. Informação confirmada por Banze, que acrescenta que o trabalho está ser feito para que até Fevereiro do próximo ano, cerca de cinco bairros possam ter corrente elétrica, pois os técnicos já se encontram no terreno a trabalhar para a expansão de energia.

Desde que fomos informados sobre a chegada da corrente elétrica neste bairro todos ficamos felizes. Eu particularmente estou ansioso e estou a trabalhar para comprar aparelhagem pois, tenho uma barraca onde os meus clientes reclamam pela bebida quente e pedem som. Tenho usado painéis solares mas não são suficientes” – desabafou António Machai. No âmbito das obras públicas, Banze disse que estão a trabalhar com os pedreiros locais onde, por sua vez estes beneficiam-se de formações de modo a saber como devem trabalhar no terreno e denunciar a existência de obras irregulares. A nossa entrevistada disse ainda que existe um pequeno conflito de Terra mas que, brevemente será ultrapassado. Importa salientar que Magude assim como Matutuine, são os distritos com um forte potencial económico olhando para a Agricultura e Turismo.

Por: Bernardo Guambe

455
Fechar

Capa da Semana

Fresquinha e Quente está a edição número 105

Anuncie aqui – 872007240

PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
%d blogueiros gostam disto: