Por Agostinho Muchave
GENEBRA, 21 de Junho de 2025 – O Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou oficialmente, esta sexta-feira, o Professor Mohamed Yakub Janabi como novo Director Regional da OMS para a África, numa decisão que decorre da recomendação unânime feita pelo Comité Regional da OMS para a África durante a sua sessão especial realizada a 18 de Maio de 2025, em Genebra, Suíça.
Segundo declarações publicadas no website oficial da OMS (www.who.int), o Director-Geral da Organização, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou a nomeação do Professor Janabi, tendo afirmado:
“Felicito calorosamente o Professor Mohamed Yakub Janabi, bem como o Governo e o povo da República Unida da Tanzânia, pela sua nomeação pelo Conselho Executivo como Director Regional para a África. Estamos-lhe gratos pela sua liderança e pela sua experiência, num momento em que trabalhamos em conjunto para enfrentar os desafios que se nos deparam e posicionar a nossa Organização para ser mais forte, mais sustentável, aproveitando esta crise como uma oportunidade.”
Numa declaração profundamente marcada pelo compromisso ético e técnico, o recém-nomeado Director Regional agradeceu pela confiança nele depositada e expressou o seu firme empenho em fortalecer a acção da OMS no continente africano:
“É com profunda humildade e sentido de responsabilidade que aceito a honra de ser o novo Director Regional para a África. Sinto-me profundamente honrado e sinceramente grato pela confiança que depositaram em mim. Reforçar os alicerces das actividades da OMS na Região continua a ser uma prioridade fundamental para mim. Ao alinharmos todas as nossas acções com as prioridades nacionais, podemos ter um impacto mensurável e duradouro que transforma vidas.”
De nacionalidade tanzaniana, o Professor Mohamed Yakub Janabi é reconhecido como uma das mais influentes figuras do sector da saúde pública em África. Cardiologista de renome, estratega de políticas sanitárias e diplomata da saúde global, tem consagrado a sua carreira à consolidação dos sistemas de saúde, à defesa do acesso equitativo aos cuidados médicos e à promoção da inovação e cooperação multilateral em saúde.
A partir do próximo dia 30 de Junho de 2025, Janabi assumirá o mandato de cinco anos à frente da direcção regional da OMS para a África, sendo este renovável por mais um termo. Caber-lhe-á liderar as operações da OMS nos 47 Estados-Membros da Região Africana, coordenando esforços nas áreas de fortalecimento institucional dos sistemas de saúde, prevenção de doenças, resposta a emergências sanitárias e promoção de uma cobertura universal de saúde.
Com esta nomeação, Janabi sucede à Dr.ª Matshidiso Moeti, que exerceu o cargo de Directora Regional desde 2015, sendo a primeira mulher a liderar a OMS na África. O seu legado é reconhecido por avanços notáveis na resposta a surtos epidémicos e na expansão de programas de imunização.
A nomeação de Mohamed Janabi é considerada estratégica para o futuro da saúde pública no continente, num momento em que África enfrenta desafios complexos, incluindo os efeitos persistentes das mudanças climáticas sobre a saúde, a ameaça de novas epidemias, a fragilidade de certos sistemas de vigilância e a necessidade de modernizar infra-estruturas sanitárias em zonas remotas.
A comunidade internacional observa com expectativa esta nova etapa da OMS em África, esperando que a liderança do Professor Janabi reforce os compromissos multilaterais em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o Objectivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.