O Gás Veicular é a forma mais barata e segura para o meio-ambiente, que está neste momento a um custo tão elevado para a expansão pelo território nacional. A constatação é de João das Neves, Director Executivo da AUTOGÁS, empresa que lidera o processo de conversão e abastecimento de viaturas movidas a gás em Moçambique.
João das Neves aponta que um posto de abastecimento de Gás, custa cerca de 1 milhão de dólares, o que é insustentável, pois o valor para o financiamento do negócio é levado na banca que não facilita.
“Um posto de gás continua custando cerca de um milhão de dólares e não é fácil investir um milhão de dólares em algo que não temos certeza se terá retorno a médio e curto prazo. Se temos que ir buscar financiamento local e com as taxas de juro rondando na senda dos 30%, é totalmente impossível crescer nessas condições”, disse Das Neves.
A fonte revelou que no momento a empresa que dirige está a concluir um dos seus postos de abastecimento de gás localizado na ETM em Maputo.
“Foi um desafio há anos por conta do financiamento, até ao momento já temos toda a disponibilidade financeira para concluir o posto com a previsão de terminar no princípio do próximo ano”.
O director executivo da AutoGás, aproveitou a ocasião para recordar ao público e aos automobilistas em particular que a conversão de carros para serem movidos a gás é feita pelo preço mínimo de 45 Mil Meticais.
“O que significa que houve uma redução na ordem de quase 35% uma vez que há algum tempo a conversão custava quase 80 mil meticais. Os carros que estavam em alta cilindrada neste momento estão a um custo significativamente acessível, de modo a expandir e ganhar mais postos”.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Facebook Comments