Protagonismo de pessoas gordas na literatura é uma luta contra o preconceito » Brasil » Jornal Visão Moçambique

Protagonismo de pessoas gordas na literatura é uma luta contra o preconceito

Protagonismo de pessoas gordas na literatura é uma luta contra o preconceito

Protagonismo de pessoas gordas na literatura é uma luta contra o preconceito

NOTÍCIA ORIGINAL PUBLICADA NO DIA27 de dezembro de 2023 @ 18:32

Segundo a organização Data Lawyer, casos de processos por gordofobia aumentaram 314% em 4 anos no Brasil, em média a indemnização é de R$ 240 mil. Este é o cenário de um país que crescentemente vem registando casos de condutas preconceituosas a pessoas gordas, e mesmo com milhares de conteúdos disponíveis na internet para estudar sobre o assunto, ainda assim existe discriminação. Activistas identitários e políticos lutam frequentemente contra as agressões físicas, morais e verbais voltadas aos corpos gordos, porém as manifestações artísticas também andam em prol desse movimento.

Há anos o termo gordofobia vem ganhando força no país, e mesmo que não seja uma luta vencida, artistas trabalham com o tema de forma empática envolta de inspirações reais para acabar com a discriminação.

Este é o caso do psicólogo e escritor Ivan Jr., dando vida e protagonismo para personagem gordo na trilogia “Irresistíveis Ilusões”, o autor abre diálogos sobre questões corporais visando promover empatia e autoaceitação nas páginas dos livros.

“O autoconhecimento e o compartilhamento, se faz necessário como meio de intervenção e prevenção aos efeitos nocivos dos preconceitos. Precisamos, sim, falar e reflectir, como meio de reflectir e possibilitar mudanças.”

Além disso, com o cenário dos anos 2000 trabalhado em seu livro, enfatiza a evolução vista pela sociedade, que, apesar de não ter superado esse preconceito, mostra crescimento na forma que ele é tratado: “Vivemos uma época de grandes imposições e poucas reflexões, o que nos chama atenção para preocupação hoje, com temas sensíveis, que eram banalizados ainda nos ditos anos 2000.”

Com o decorrer das páginas, Ivan Jr. declara também que uma das formas de ampliar a consciência da população é cuidando de sua saúde mental, a qual é gravemente afectada pela gordofobia. Segundo estudos, esse preconceito pode estar associado a sintomas depressivos, baixa autoestima, stresse, isolamento social, altos índices de ansiedade e até mesmo uso de drogas.

O escritor também entra em detalhes sobre seu protagonista, criado complexamente para gerar reflexões de seu público: “Igor é um jovem de 18 anos, inseguro que lidar com sua sexualidade escondida, bem como seu corpo fora do padrão e seus anseios quanto às expectativas sociais de seus pais.”

Numa narrativa que dialoga de forma intensa com a realidade, Ivan Jr. entrega uma leitura fluida que tem em vista reflectir de forma real os sentimentos e anseios de seus personagens, enquanto envolve sua história num romance LGBTQIA+ repleto de reviravoltas que prometem surpreender.

A gordofobia tem sido um tema crescente na mídia e em obras literárias, sendo questionada e desafiada com o surgimento da representatividade em personagens. Ainda assim, essa prática ainda não é criminalizada, e, mesmo afectando diversas pessoas, propostas para a penalização seguem paradas na Câmara.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
Trimurti furniture pen. August smart lock pro : intelligent elegance. My account – dobi ads.