Ícone do site Jornal Visão Moçambique

PROVÍNCIA DE GAZA ESPERA INSCREVER MAIS DE 50 MIL NOVOS INGRESSOS AO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO

PROVÍNCIA DE GAZA ESPERA INSCREVER MAIS DE 50 MIL NOVOS INGRESSOS AO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO

PROVÍNCIA DE GAZA ESPERA INSCREVER MAIS DE 50 MIL NOVOS INGRESSOS AO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO

A Governadora da Província de Gaza dirigiu na manhã desta segunda-feira na Escola Primária 7 de Outubro em Xai-Xai, a cerimónia oficial de lançamento do processo de matrículas referentes ao ano lectivo 2023, onde se espera inscrição de cerca de 5500 alunos para a primeira classe do sistema nacional de ensino.

Comparativamente a campanha passada, os números representam um crescimento de 21% e espera-se que todas as crianças nascidas até Junho de 2017 possam em 2023 abrir a primeira página do seu percurso estudantil.

Margarida Sebastião Mapandzene,  Governadora de Gaza, defendeu a expansão da rede escolar onde frisou que esta actividade faz parte das prioridades do executivo. A Dirigente manifestou o desejo de ver todas as esferas sociais envolvidas no processo de mobilização para que a adesão seja massiva e as metas efectivamente alcançadas.

Reconhecendo a educação como um direito fundamental e instrumento de relevância singular na afirmação do indivíduo como actor social, económico e político, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo recordou que a escolaridade é obrigatória e gratuita de primeira a nona classe, tendo posteriormente apelado que a campanha decorra isenta de quaisquer actos que possam eventualmente manchar o processo.

No local, para além dos encarregados e da estrutura local, nomeadamente o conselho de escola, o evento contou também com a presença do Director Provincial de Educação, da Secretária Permanente do distrito de Xai-Xai e do Secretário Provincial da ONP, figuras que testemunharam a matrícula do primeiro petiz, num acto solene orientado pela chefe do executivo provincial.

Refira-se que as matrículas iniciadas na manhã desta segunda-feira irão terminar a 30 de Dezembro do presente ano, pelo que foi reforçada a exortação segundo a qual a sensibilização para o cumprimento da meta no referido intervalo, é dever de todos.

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile