A Governadora da Província de Gaza dirigiu na manhã desta segunda-feira na Escola Primária 7 de Outubro em Xai-Xai, a cerimónia oficial de lançamento do processo de matrículas referentes ao ano lectivo 2023, onde se espera inscrição de cerca de 5500 alunos para a primeira classe do sistema nacional de ensino.
Comparativamente a campanha passada, os números representam um crescimento de 21% e espera-se que todas as crianças nascidas até Junho de 2017 possam em 2023 abrir a primeira página do seu percurso estudantil.
Margarida Sebastião Mapandzene, Governadora de Gaza, defendeu a expansão da rede escolar onde frisou que esta actividade faz parte das prioridades do executivo. A Dirigente manifestou o desejo de ver todas as esferas sociais envolvidas no processo de mobilização para que a adesão seja massiva e as metas efectivamente alcançadas.
Reconhecendo a educação como um direito fundamental e instrumento de relevância singular na afirmação do indivíduo como actor social, económico e político, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo recordou que a escolaridade é obrigatória e gratuita de primeira a nona classe, tendo posteriormente apelado que a campanha decorra isenta de quaisquer actos que possam eventualmente manchar o processo.
No local, para além dos encarregados e da estrutura local, nomeadamente o conselho de escola, o evento contou também com a presença do Director Provincial de Educação, da Secretária Permanente do distrito de Xai-Xai e do Secretário Provincial da ONP, figuras que testemunharam a matrícula do primeiro petiz, num acto solene orientado pela chefe do executivo provincial.
Refira-se que as matrículas iniciadas na manhã desta segunda-feira irão terminar a 30 de Dezembro do presente ano, pelo que foi reforçada a exortação segundo a qual a sensibilização para o cumprimento da meta no referido intervalo, é dever de todos.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.