Trata-se de 13 raparigas beneficiárias do Projecto Toda a Rapariga é Capaz, que se inscreveram e agora concorrem à bolsa de estudo para o ensino técnico profissional nos distritos de Murrupula e Nacarôa, na província de Nampula.
Nos dois distritos, os exames tiveram lugar entre os dias 10, 11 e 12 do corrente mês, onde 9 raparigas concorrem para os cursos de Construção Civil e Agro-Pecuária, no Instituto Médio Politécnico de Murrupula, e em Nacarôa, 4 concorrem ao curso de Mecânica Industrial, no Instituto Técnico Industrial de Carapira.
Para Elizete Victorino, rapariga que concorre ao curso de Construção Civil, os exames correram sem sobressaltos e acredita que vai admitir. “Os exames decorreram de forma razoável, eu vou passar se Deus quiser, mas tenho certeza que vou passar”, disse a concorrente.
Quem também não escondeu a sua tranquilidade e segurança após realizar os exames é Daniela Omar, rapariga do Espaço Seguro de Nacurare, ao ressaltar que “este ano vou passar porque estive cá no ano passado e infelizmente não consegui admitir, e este ano fiz o meu melhor para conseguir admitir”.
Para o presente ano (2024) o Projecto Toda a Rapariga é Capaz disponibilizou 3 bolsas de estudo completas, que inclui subsídio mensal, alimentação, alojamento e apoio em material didáctico como computadores portáteis.
Importa destacar que, um dos objectivos do projecto é fornecer bolsas de estudo às raparigas que terminam o ensino secundário, para fazer ligação com a instituição de formação técnico profissional, onde no ano passado 3 raparigas ingressaram para os cursos de Construção Civil e Agro-pecuária, no Instituto Médio Politécnico de Murrupula.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.