...
Connect with us

AUTOMÒVEIS

Reabilitação da estrada Pambara-Vilankulo catapulta turismo e desenvolvimento local

Com cerca de 20 quilómetros de extensão, o troço está a beneficiar de obras de reabilitação avaliadas em mais de duzentos milhões de meticais, financiados pelo Governo de Moçambique, no âmbito do seu compromisso com a promoção de infra-estruturas rodoviárias resilientes.

Published

on

Reabilitação da estrada Pambara-Vilankulo catapulta turismo e desenvolvimento local

A reabilitação e manutenção de rotina da estrada N240, que estabelece a ligação entre o entroncamento de Pambara, na Estrada Nacional Número Um (N1), e a cidade turística de Vilankulo, no distrito com o mesmo nome, província de Inhambane, está a ser considerada um impulso estratégico para o turismo e para o desenvolvimento socioeconómico da região.

Com cerca de 20 quilómetros de extensão, o troço está a beneficiar de obras de reabilitação avaliadas em mais de duzentos milhões de meticais, financiados pelo Governo de Moçambique, no âmbito do seu compromisso com a promoção de infra-estruturas rodoviárias resilientes. A intervenção surge num momento em que a cidade de Vilankulo regista um crescimento exponencial da procura turística, devido à sua proximidade com o Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, uma das jóias do ecoturismo nacional.

Advertisement

Para além de dinamizar o turismo, a estrada Pambara-Vilankulo irá facilitar o escoamento da produção agrícola dos pequenos camponeses da região para os mercados locais e regionais, potenciar a actividade pesqueira — pilar económico de várias comunidades costeiras — e contribuir para a estabilização dos preços dos produtos alimentares, sobretudo durante a época chuvosa, quando o acesso se torna mais difícil.

De acordo com fontes do sector das Obras Públicas e representantes locais, 49.5% das obras já se encontram executadas, com avanços visíveis na aplicação da primeira camada de revestimento superficial duplo entre os quilómetros 11+500 e 14+000. Simultaneamente, entre os quilómetros 11+000 e 12+000, decorrem os trabalhos de aplicação da segunda camada do mesmo tipo de revestimento, em meia faixa, o que demonstra um alinhamento com os prazos contratuais estabelecidos com o empreiteiro.

Advertisement

Espera-se que a conclusão integral da obra reforce a atracção de investimentos privados, melhore a mobilidade das populações locais e contribua para a integração territorial, facilitando ligações com o corredor norte da província e potenciando Vilankulo como uma referência obrigatória no roteiro turístico nacional e internacional.

Advertisement
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.