O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), uma organização da sociedade civil moçambicana, destaca avanços notáveis no reassentamento na província de Tete, especialmente em habitação e serviços sociais, mas alerta para desafios persistentes que requerem atenção.

Durante o workshop provincial intitulado “Reassentamento na província de Tete: Lições, Desafios e Avanços”, o Director de Programas do IMD, Dércio Alfazema, compartilhou as observações da organização. Participaram do evento representantes do governo de Tete, líderes comunitários e famílias reassentadas em Moatize e Marara, além de participantes dos distritos de Tete, Cahora Bassa e Changara.
Alfazema enfatizou que, embora persistam desafios, as comunidades, em geral, expressam satisfação com as habitações e infraestruturas, como escolas, centros de saúde, mercados e postos policiais. Ele sublinhou a necessidade de garantir a manutenção das casas da população por um período determinado.
Apesar dos progressos, o IMD identifica desafios típicos de um processo de transformação social que demanda intervenção das empresas, do governo e das comunidades. Alfazema destacou problemas específicos em Moatize, como a falta de água em Mualadzi e questões de vias de acesso, e apontou para o desafio generalizado do desemprego, onde as promessas de emprego por parte das empresas não foram cumpridas.

Liana Tomas, reassentada em Mualadzi, destacou a falta de água e a ausência de benefícios da taxa destinada às comunidades resultantes da exploração da indústria extractiva.
Juvêncio Jeque, do centro de reassentamento de Kassoca, reconheceu os progressos, incluindo escolas e centros de saúde, mas destacou a preocupação com a falta de água desde 2019.

O Director dos Serviços Provinciais do Ambiente, Marcos Meque Francisco, representando a Secretária de Estado da Província de Tete, reconheceu os desafios e instou a análise individualizada de cada caso para garantir os direitos das comunidades afectadas.
O workshop, parte do projecto “Por uma Sociedade Inclusiva e Pacífica em Moçambique (TIPS)”, financiado pela União Europeia e implementado pelo IMD em colaboração com outras organizações, visa contribuir para a prevenção de conflitos, preparação e resposta a crises, e construção da paz através da governação e gestão inclusiva dos recursos naturais em Moçambique.
MAIS...
Goodbye Malária expande parcerias para erradicação da doença
O programa GOODBYE MALARIA (Tchau Tchau Malária) continua a envidar esforços na prevenção e combate à doença em Moçambique e...
SE DA PROVÍNCIA DE MANICA DESVALORIZA GANHOS NO COMBATE ÀS UNIÕES PREMATURAS
- AO TOMAR EXEMPLOS BÍBLICOS PARA COMPARAR A PREMATURIDADE DE UMA UNIÃO E/OU GRAVIDEZ Um grupo cerca de 100 Organizações...
Rumo à coesão social: IMD insta à aprovação de uma Lei de Reassentamento
O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), ressalta avanços significativos no reassentamento na província de Inhambane, ao mesmo tempo que...
Governo distrital de Magude activa comités de gestão de risco de desastres
O Governo do distrito de Magude, província de Maputo, zona Sul do país, activou o comité técnico distrital e accionou...
Moza Hydroponic Capacita Comunidade Reassentada em Práticas Agrícolas Sustentáveis no Parque de Limpopo
São actividades que visam treinar camponeses em boas práticas agrícolas para a comunidade reassentada no Parque de Limpopo. Anteriormente, essa...
HOUVE PILHAGEM E SAQUE ÀS LOJAS DURANTE A MARCHA DA RENAMO EM MAPUTO
Um vídeo a que o Jornal Visão Moçambique teve acesso, mostra um momento em um grupo de jovens faz pilhagem...
Comentários do Facebook